24 Junho 2022

Câmara avança com reformulação da rotunda do Loreto e instalação de RSU subterrâneos

Câmara avança com reformulação da rotunda do Loreto e instalação de RSU subterrâneos

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai avançar com a reformulação da rotunda do Loreto e a instalação de equipamentos de recolha de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) subterrâneos, na União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades. A empreitada foi hoje consignada à empresa Engiperfil, Lda., que venceu o concurso público, pelo valor de 164.593,60 euros (IVA incluído) e deverá estar concluída no prazo de 160 dias. A intervenção pretende requalificar um espaço que é utilizado, sobretudo, por moradores da urbanização, e que passará a dispor de pontos de recolha de RSU subterrâneos, lugares de estacionamento, atividade de lazer para crianças e um espaço de convívio, com bancos de jardim e zonas de sombra.

A rotunda do Loreto é um espaço de inversão de marcha, predominantemente usado por residentes que, por falta de lugares de estacionamento, o utilizam como parque para automóveis. Com esta intervenção, pretende-se terminar com essa utilização desregrada e devolver o espaço aos moradores da urbanização, requalificando-o e atribuindo-lhe novas funcionalidades.

 

 

O espaço será valorizado através da associação à antiga cerâmica da Lufapo, que ali funcionava, estando para isso prevista a reaplicação do painel de azulejos que existia no antigo estacionamento da Estação Velha, entretanto removido, e que terá, com este projeto, o merecido local para permanecer.

 

 

A intervenção prevê a criação de alguns lugares de estacionamento (que atenuarão parte do problema principal dos moradores), uma atividade de lazer para crianças (uma espiral desenhada no pavimento em calçadinha) e dois bancos de jardim colocados junto à sombra de três ameixieiras contempladas na proposta. A ligeira inclinação do arruamento e a pretensão de elevar o painel para melhor visualização resultam na criação de três degraus em pedra, que marcam a aproximação aos azulejos da Lufapo.

 

 

 

As zonas de circulação pedonal terão o conforto e a beleza estética da combinação da calçadinha de vidraço branca e preta. Os lancis-rampa e os restantes serão em betão, na continuidade do existente, tal como o estacionamento que será em “pavê”. Vão ser, ainda, colocados 15 pilaretes metálicos com o brasão da cidade na área junto às árvores/bancos para evitar oestacionamento indevido.

 

 

 

 

A instalação dos RSU subterrâneos na entrada da Urbanização do Loreto – no arruamento de ligação entre a Rua Manuel Almeida e Sousa e a Rua Alberto Dias Pereira – resulta duma necessidade identificada pelos serviços municipais. A solução passa pela redução dos atuais 16 equipamentos de recolha de lixo para apenas sete, sendo que estes serão subterrâneos, o que contribui para um menor impacto visual.

 

 

 

 

Mais informação aqui.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×