9 Junho 2022

CM Coimbra avança com requalificação do Parque Verde do Mondego junto ao Exploratório

CM Coimbra avança com requalificação do Parque Verde do Mondego junto ao Exploratório

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai avançar com a empreitada de requalificação do Parque Verde do Mondego, junto ao Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra, que foi um dos projetos vencedores da 2ª edição do Orçamento Participativo do município. A obra hoje consignada representa um investimento superior a 470 mil euros, tem um prazo de execução de 240 dias e fica a cargo da empresa Irmãos Lopes & Cardoso, Lda, que venceu o concurso público.

“Verd’O Parque” foi o projeto que somou mais votos na 2ª edição do Orçamento Participativo do Município de Coimbra em 2019. Uma proposta da autoria de Sofia Reis que visa a transformação de uma zona do Parque Verde do Mondego, entre o Exploratório e o rio Mondego, num espaço de fruição para todos, um local que estimule o contacto mais direto com a natureza, promova um estilo de vida mais saudável e sustentável e uma aprendizagem informal, proporcionada por diversos equipamentos a criar.

 

A obra foi hoje consignada à empresa Irmãos Lopes & Cardoso, Lda, que venceu o concurso público, no Parque Verde do Mondego, na presença do presidente da Câmara, José Manuel Silva, dos vereadores Ana Bastos e Carlos Lopes, do diretor do Exploratório, Paulo Trincão, e do presidente da Junta de Freguesia de Santa Clara e Castelo Viegas, José Simão. Um investimento superior a 470 mil euros, que tem um prazo de execução de 240 dias.

 

Na execução deste projeto, a CM Coimbra vai além do inicialmente proposto intervindo para melhorar também nas acessibilidades deste espaço. Está ainda prevista a colocação de sinalética, mobiliário urbano e equipamentos lúdicos que incentivem os utilizadores a explorar conhecimentos de ciência e a sua experimentação. Os elementos a introduzir devem ser, sempre que possível, construídos e concebidos com recurso a materiais biodegradáveis e com processos de fabrico sustentáveis e as superfícies a pavimentar deverão passar a ter pavimentos permeáveis.

 

O projeto propõe a divisão do espaço em oito zonas, acessíveis de modo gratuito e permanente. Na zona 1, intitulada de “Verd’O Parque”, que vai funcionar como antecâmara ao espaço do Exploratório e incentivar à paragem e à exploração, propõe-se uma reorganização que inclui a pavimentação de algumas áreas e a introdução de degraus em betão pré-fabricado, que irão funcionar como bancos permitindo vencer o desnível existente. Serão, ainda, criados dois percursos a estabelecer a ligação com o passeio da Av. Inês de Castro e prevê-se a reinstalação no local de elementos lúdicos já existentes no Exploratório: os sólidos platónicos e a estrutura hemisférica, o “Duomo”, que servirá de apoio aos espaços da cafetaria e livraria.

 

A zona 2, “Parque da Ciência”, ficará situada no espaço exterior do Exploratório que atualmente se encontra vedado, e o grande objetivo passa por ampliar o espaço e eliminar as barreiras físicas existentes, de forma a permitir o livre acesso ao local. Já na zona 3, “Em cena”, onde atualmente se encontra a estrutura hemisférica do Exploratório, será criado um pequeno anfiteatro exterior, constituído por degraus de betão, estilo bancadas, que permitirá a realização de espetáculos de diversos tipos. A zona 4, “Cultiva-te”, é da atual horta, que será substituída por canteiros sobrelevados com diferentes alturas, compostos por sulipas. A escada existente será demolida e substituída por uma rampa em betão que permita o acesso a pessoas com mobilidade condicionada. Na zona 5, “AVEr”, será criada uma parede de observação de aves e serão colocados novos comedouros e bebedouros para as aves da parte posterior dessa parede.

 

“Espiolhar o Parque” é o nome da zona 6, situada na parte do bosque existente entre o Exploratório e a piscina, onde será construído um passadiço em madeira, sobrelevado entre as árvores existentes, de forma a ser possível aceder a uma cota superior junto da copa das árvores. Um percurso que se pretende acessível a todos e que terá ainda duas plataformas com bancos, que serão espaços de paragem, brincadeiras e zona de observação de aves. Este passadiço irá fazer parte de um circuito de manutenção alternativo composto por um conjunto de desafios que apelem ao raciocínio e também à observação da natureza, e que se apoiam num conjunto de estruturas com estímulos interativos.

 

Já na zona 7, “Encharca-te”, será criado um charco que irá funcionar como foco de atração de diversas espécies. Será, ainda, criado um canal de água serpenteado, que irá servir de fronteira entre as zonas 2 e 6, e que pretende ser também ele um elemento lúdico. Por último, na zona 8, “Com’aki”, será criada uma área de piquenique, através da instalação de uma mesa de grandes dimensões, com bancos corridos que irão envolver as árvores existentes.

 

Recorde-se que a 2ª edição do Orçamento Participativo do Município de Coimbra, que se realizou em 2019, contou com 93 propostas candidatas, das quais 46 viram os seus projetos submetidos a votação. No Coimbra Participa, o projeto vencedor foi “O Sítio dos Cães – Criação de um parque canino”, seguido de “Coimbra Cidade Sustentável – Autoconsumo Fotovoltaico”. Os dois projetos já se encontram em fase de execução. Já no Coimbra Jovem Participa, foi o “Verd’O Parque”, seguido de “Parentolimpíedas – Mil e uma formas de parentalidade”, que acabou por ser adiado devido à evolução da pandemia.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×