14 Junho 2022

Coimbra apoia construção de centro de formação no Hospital Central da Cidade da Beira

Coimbra apoia construção de centro de formação no Hospital Central da Cidade da Beira

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra analisou e votou, na sua reunião de ontem, uma proposta de protocolo com a Associação Health4Moz – Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) para a construção de um Centro de Formação e Pesquisa em Ciências da Saúde no Hospital Central da Beira. Trata-se de um apoio financeiro de 100 mil euros destinado à Cidade da Beira, em Moçambique, que é geminada com Coimbra desde 1997 e que, em março de 2019, foi tragicamente afetada pelo ciclone Idai.

A CM Coimbra vai voltar a apoiar a Cidade da Beira, em Moçambique, com a qual é geminada desde 1997. Tendo em conta o sucesso da primeira operação, em 2019, a autarquia vai voltar a estabelecer um protocolo com a Associação Health4Moz, desta vez com a finalidade de financiar a construção de um Centro de Formação e Pesquisa em Ciências da Saúde no Hospital Central da Beira.

 

O objetivo é apoiar financeiramente, com 100 mil euros, a criação de um equipamento que permita o ensino pré e pós-graduado (inclusive com simulação), conferências, investigação e telemedicina, entre outras valências. O presente protocolo tem o prazo de vigência de dois anos.

 

Recorde-se que o ciclone Idai afetou pelo menos 2,8 milhões de pessoas em três países africanos e a área submersa em Moçambique chegou a ser de cerca de 1300 quilómetros quadrados, segundo estimativas de organizações internacionais. A Cidade da Beira, no centro litoral de Moçambique, que é geminada com Coimbra desde 1997, foi uma das mais afetadas pelo ciclone, na noite de 14 de março.

 

Na altura, a CM Coimbra organizou uma recolha de bens alimentares e de primeira necessidade para ajudar o povo moçambicano, em particular da cidade-irmã da Beira, tendo em conta as necessidades imediatas determinadas pelo Governo moçambicano. Mais tarde, em setembro de 2019, a Câmara Municipal celebrou um protocolo com a Associação Health4Moz – Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), que visava uma comparticipação financeira de 100 mil euros destinados exclusivamente para suportar encargos referentes à reconstrução urgente do Hospital Central da Beira.

 

Um contributo ativo para atenuar as dificuldades que esta calamidade provocou na Província de Sofala, nomeadamente contribuindo financeiramente para as operações de reconstrução urgente do Hospital Central da Beira, priorizando o Bloco Operatório. A missão, coordenada pela Health4Moz, contou com diversos apoios institucionais e foi concluída com sucesso, tendo os Serviços Cirúrgicos sido retomados a 1 de novembro de 2019.

 

A Health4Moz é uma associação sem fins lucrativos de direito português criada há seis anos por um grupo de médicos e professores universitários portugueses em resposta ao repto de colegas moçambicanos, com reconhecido e meritório trabalho de terreno desenvolvido em Moçambique e na Cidade da Beira, onde se encontra envolvida em trabalhos e projetos de assistência humanitária nas áreas da saúde, incluindo ações de formação, assistência médica, medicamentosa e alimentar e capacitação do pessoal médico local.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×