2 Junho 2022

Festas da Cidade de Coimbra de 01 a 10 de julho com estreia de artistas internacionais

Festas da Cidade de Coimbra de 01 a 10 de julho com estreia de artistas internacionais

As Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel 2022 vão realizar-se de 01 a 10 de julho e contam, pela primeira vez, com atuações de artistas internacionais, no Jardim da Sereia. A brasileira Mallu Magalhães e a banda francesa de tributo aos Supertramp – Time to Tramp juntam-se aos artistas nacionais Aurea; Jorge Palma (com a Orquestra Clássica do Centro); Guitarra de Bruno Costa com Cuca Roseta, André Sardet e Vitorino; Samuel Úria; Miguel Araújo; Carolina Deslandes; e Amigo Zeca com Salvador Sobral e Cristina Branco, em homenagem a José Afonso. Este ano, as procissões estão de regresso, no dia 07 de julho (Penitência) e a 10 de julho (Solene), depois de suspensas nas últimas duas edições devido à pandemia da COVID-19.

As Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel 2022 vão realizar-se nos primeiros 10 dias do mês de julho. Ao nível musical a novidade passa pela presença, pela primeira vez, de artistas internacionais e pela centralização dos concertos num único local: o Jardim da Sereia.

 

A brasileira Mallu Magalhães (dia 05) e a banda francesa de tributo aos Supertramp – Time to Tramp (03) juntam-se aos artistas nacionais Aurea (01); Jorge Palma, com a Orquestra Clássica do Centro (02); Guitarra de Bruno Costa com Cuca Roseta, André Sardet e Vitorino (04); Samuel Úria (06); Miguel Araújo (08); Carolina Deslandes (09); e Amigo Zeca com Salvador Sobral e Cristina Branco, em homenagem a José Afonso (10), que atuam às 21h30. Os concertos são de entrada gratuita.

 

São 10 dias de festa, nove espetáculos musicais, inúmeros eventos culturais e desportivos, três sessões de fogo de artifício e duas procissões religiosas, que fazem deste um programa eclético e multidisciplinar, para todas as gerações e de acesso livre e gratuito a toda a população.

 

Este ano, as celebrações voltam em toda a sua plenitude, retomando a componente religiosa, com destaque para as procissões que não se realizaram nas últimas edições devido aos constrangimentos causados pela pandemia da COVID-19. No dia 07 de julho, quinta-feira, sai à rua a Procissão de Penitência, já a Procissão Solene realiza-se no domingo, dia 10 de julho.

 

Já os espetáculos de fogo de artifício voltam a localizar-se nas margens do rio Mondego. De 3 de julho para 4 de julho de 2022, com início exato às 00h00, decorre um espetáculo piromusical, com a duração de 10 minutos. Já, às 22h00 do dia 7 de julho, sensivelmente quando a imagem da Rainha Santa em procissão chega à entrada do Largo da Portagem, decorre um espetáculo pirotécnico com duração e 6 minutos. E às 00h00 de 09 para 10 de julho há novo espetáculo piromusical com duração de 10 minutos. Também o percurso da procissão irá ter iluminação festiva alusiva à Rainha Santa Isabel, de 01 a 10 de julho. Programa completo aqui

 

Depois de todos os constrangimentos impostos pela COVID-19, o projeto surge este ano fortalecido, dando corpo a um programa mais robusto, diversificado, diferenciador e que vem reforçar o investimento da Câmara Municipal de Coimbra em iniciativas culturais de referência, enquanto vetor estratégico da sua política turística e cultural.

 

Na programação cultural destaque ainda para a realização da Feira do Livro, também de 01 a 10 de julho, na Praça do Comércio, onde também se vai realizar a sessão solene comemorativa do Dia da Cidade.

 

Além da diversidade de conteúdos e públicos, as Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel 2022 assumem-se como uma organização que se pretende partilhada, cuja grande aposta é chamar a si a colaboração e participação de toda a cidade, dos munícipes, das instituições, dos espaços patrimoniais, mas também apostando na sua capacidade de atração turística, captando visitantes e turistas. É essa a particularidade que faz também desta uma celebração abrangente, dinâmica e, por isso, também, a grande festa de Coimbra.

 

As Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel são uma organização da Câmara Municipal de Coimbra, sendo que a Confraria da Rainha Santa Isabel é a entidade responsável pela vertente religiosa. O programa foi hoje, 02 de junho, apresentado em conferência de imprensa com a presença do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, do vice-presidente da autarquia, Francisco Veiga, e do presidente da Mesa Administrativa da Confraria Rainha Santa Isabel, Joaquim Costa e Nora.

 

 

PROGRAMA

Datas: 1 a 10 julho 2022

Local: Jardim da Sereia

Horário: 21h30

 

01 julho| sexta-feira

Aurea

 

02 julho| sábado

Jorge Palma com a Orquestra Clássica do Centro

 

03 julho| domingo

Time to Tramp – tributo aos Supertramp

Fogo de artifício

 

04 julho| segunda-feira

Guitarra de Bruno Costa com Cuca Roseta, André Sardet e Vitorino

 

05 julho| terça-feira

Mallu Magalhães

 

06 julho| quarta-feira

Samuel Úria

 

07 julho| quinta-feira

Procissão de Penitência

Fogo de artifício

 

08 julho| sexta-feira

Miguel Araújo

 

09 julho| sábado

Carolina Deslandes

Fogo de artifício

 

10 julho| domingo

Procissão Solene

Amigo Zeca – concerto de homenagem a José Afonso

com Salvador Sobral e Cristina Branco

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×