7 Junho 2022

Município de Coimbra recebe doações de coleção discográfica e livros das Edições Ex-Libris

Município de Coimbra recebe doações de coleção discográfica e livros das Edições Ex-Libris

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de ontem, duas propostas de aceitação de doações. Maria Pinto de Almeida pretende doar à Biblioteca Municipal uma coleção discográfica de cerca de 500 discos de vinil e cerca de 200 CDs, maioritariamente de música clássica e tradicional portuguesa. Já Mário Araújo Torres pretende doar 110 exemplares de 12 títulos de autores de Coimbra, ou sobre a história e cultura conimbricense, editados pelas Edições Ex-Libris, de forma a enriquecer a coleção municipal disponibilizada na Biblioteca Municipal e nas Bibliotecas Anexas e Escolares.

O Município de Coimbra aceitou a doação de Maria Pinto de Almeida, de uma coleção de cerca de 500 discos de vinil no formato de 33 RPM e cerca de 200 CDs, maioritariamente dos géneros de música clássica e música tradicional portuguesa que inclui folclore e fado de Coimbra.

 

Moradora em Alcochete, teve conhecimento através da comunicação social que a Biblioteca Municipal de Coimbra detém um acervo documental discográfico adquirido ao longo dos anos e constituído através de diversas doações, sendo disponibilizado ao público através do projeto “O Regresso do Vinil”. “Por este motivo, considerou fazer a doação em benefício da Biblioteca Municipal desta cidade, de toda a coleção dos documentos fonográficos, do qual é proprietária e que herdou do seu pai que teve uma forte ligação à cidade de Coimbra enquanto estudante de Direito”, pode ler-se na informação técnica dos serviços municipais. Os técnicos consideram que a “coleção discográfica pode ser relevante em termos de valorização e enriquecimento do património e acervo documental” e considerando, ainda, “o interesse do ponto de vista da preservação da memória coletiva fonográfica local e nacional”.

 

O Município de Coimbra aceitou, também, a doação de Mário Araújo Torres, que pretende doar 110 exemplares de 12 títulos de autores de Coimbra, ou sobre a história e cultura conimbricense, editados pelas Edições Ex-Libris, de forma a enriquecer a coleção municipal disponibilizada na Biblioteca Municipal e nas Bibliotecas Anexas e Escolares.

 

“Pese embora estes títulos existirem maioritariamente na Biblioteca Municipal e integrarem a coleção documental municipal, embora edições muito antigas, constatamos que dois dos títulos não integram a coleção municipal [Belezas de Coimbra, de António Moniz Barreto Corte-Real; e Memória histórico-corográfica dos concelhos do distrito de Coimbra, de António Luís de Sousa Henriques Seco] pelo que e para valorização da coleção, consideramos ser do interesse municipal aceitar esta doação”, pode ler-se na informação dos serviços municipais.

 

Os técnicos acrescentam que estes títulos são “reedições recentes, que vão permitir completar o que falta e replicar os exemplares existentes, facilitando a sua disponibilização e consulta e permitindo aumentar a oferta na Biblioteca Municipal, nas Bibliotecas Anexas Municipais e ainda nas Bibliotecas Escolares das escolas secundárias que integram a Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares, disseminando assim a sua divulgação e o conhecimento que veiculam”. Estima-se que o valor da doação seja de cerca de 1500 euros.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×