7 Junho 2022

Pavilhão Municipal Mário Mexia reabre ao público com o pavimento reabilitado

Pavilhão Municipal Mário Mexia reabre ao público com o pavimento reabilitado

A reabilitação do pavimento do Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia está concluída e a infraestrutura volta, assim, a estar disponível para a prática desportiva. O anúncio foi feito, esta manhã, pelos vereadores da Câmara Municipal (CM) de Coimbra com os pelouros dos Equipamentos Municipais e do Desporto, respetivamente Ana Bastos e Carlos Lopes. Esta intervenção, que representa um investimento superior a 165 mil euros (acrescido de IVA à taxa legal em vigor), permitiu a substituição do pavimento antigo por um novo que reúne as condições necessárias para a prática de diversas modalidades e receção de eventos desportivos nacionais e internacionais.

A CM Coimbra concluiu a empreitada de reabilitação do pavimento desportivo do Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia. “Hoje estamos a assinalar a reabertura do espaço”, avançou o vereador do Desporto da CM Coimbra, acrescentando que “a expectativa é que possamos cada vez mais dinamizar o pavilhão e atrair mais competições nacionais e internacionais para este espaço, que é fantástico”. Carlos Lopes acrescentou ainda que, antes da pandemia, o equipamento desportivo acolhia aproximadamente 4400 treinos por ano, com mais de 42.500 atletas a utilizarem o pavilhão, e que o objetivo é voltar a chegar a esses números.

 

O vereador do Desporto avançou que pretende dinamizar o pavilhão municipal não só com iniciativas realizadas pela Câmara Municipal, mas também através da captação de eventos desportivos nacionais e internacionais para Coimbra. “Estamos, neste momento, a fazer esse trabalho e a perspetivar a atividade para o ano que vem”, adiantou aos jornalistas, considerando outros espaços para o treino de equipas do concelho, como os pavilhões escolares ou o pavilhão Jorge Anjinho. Carlos Lopes, em resposta aos jornalistas, adiantou, ainda, que “a Carta Desportiva do Município deverá estar concluída no final do ano.”

 

Já a vereadora com competências delegadas nas áreas dos Edifícios e Equipamentos Municipais, Ana Bastos, afirmou que “a reabilitação foi absolutamente necessária”. “Não falamos da reabilitação de todo o pavilhão, que felizmente está em boas condições, mas da beneficiação do pavimento”, sublinhou Ana Bastos, acrescentando que o novo piso é “específico para a prática de várias modalidades desportivas, de basquetebol, voleibol, andebol. Não é um chão qualquer, parece um piso flutuante, mas é francamente mais do que isso e o revestimento superficial é de madeira ácer, que é da mais nobre que podemos encontrar no mercado para a prática de desporto”, acrescentou a vereadora.    

 

Recorde-se que a obra ficou a cargo da empresa Mondo Portugal, S.A., que venceu o concurso público lançado em março de 2020, num investimento municipal de 165.605,47 euros (acrescido de IVA). O objetivo da empreitada passou por substituir o pavimento desportivo existente, que já tinha cerca de 17 anos e se encontrava degradado, por um novo pavimento, que cumpre a norma europeia “EN 14904 – Surfaces for sports áreas – Specification for indoor surfaces for multi-sports use” e está certificado pela Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) como pavimento de 1º nível, permitindo a prática de basquetebol e, igualmente, de andebol, futsal, hóquei em patins e voleibol.

 

Contudo, com a instalação do Centro de Vacinação COVID-19 de Coimbra no Pavilhão Mário Mexia em fevereiro do ano passado, a obra acabou por ser protelada em mais de um ano. Com a passagem da vacinação para o pavilhão I do Estádio Universitário, que ocorreu no final de dezembro passado, a empreitada foi finalmente consignada a 11 de janeiro, estando agora terminada e o equipamento municipal disponível para a prática desportiva.  “A partir do momento que houve a decisão de passar o centro de vacinação para outro sítio, avançámos com a obra e foram cumpridos os prazos. Só temos de agradecer ao empreiteiro por ter tido a paciência de esperar, mesmo não tendo obrigação de o fazer”, reforçou a vereadora Ana Bastos.

 

Em fase de conclusão está um outro procedimento, com um investimento previsto de 72.500 euros, para a aquisição de dois marcadores eletrónicos LED multidesportivos de alta-competição, com capacidade para reprodução de vídeo e imagens e inclusão de publicidade, com certificação pela FIBA nível 1, seguindo todos os parâmetros definidos pela regulamentação oficial. Este é mais um investimento municipal para dotar o Pavilhão Mário Mexia de condições de excelência para a prática do basquetebol, a somar a outros já realizados, como o de aquisição de novas tabelas, marcadores e respetivo sistema tecnológico, num investimento de cerca de 46.000 euros.

 

O Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia encontra-se com um horário alargado e adequado às necessidades da população, estando aberto todos os dias das 08h00 às 24h00, sendo que das 08h00 às 17h00 a sua utilização está atribuída, maioritariamente, a estabelecimentos de educação/ensino, das 14h00 às 17h30 a treinos da ginástica rítmica, das 17h30 às 19h00 a escalões de formação e das 19h00 às 24h00 a treinos das equipas seniores. A utilização traduz-se em cerca de 480 horas mensais.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×