15 Junho 2022

Renovada edição da Feira do Livro abraça a Baixa de Coimbra, de 1 a 10 de julho

Renovada edição da Feira do Livro abraça a Baixa de Coimbra, de 1 a 10 de julho

Após um interregno de dois anos, devido à pandemia, a Feira do Livro volta ao espaço público, desta vez, no coração da Baixa de Coimbra. De 1 a 10 de julho, a Praça do Comércio acolhe um evento-âncora da Câmara Municipal de Coimbra dinamizado em parceria com várias instituições locais e nacionais. Com uma programação abrangente e diversificada, que integra encontros com escritores, a partir das suas obras, e com figuras que se destacam no âmbito de temáticas que vão da literatura e da gastronomia à atualidade nacional e internacional, a oferta passa, ainda, por programação infantojuvenil e concertos que acontecem num espaço que o município pretende revivificar. Num formato físico que compreende uma zona lounge, um auditório e 40 stands, esperam-se mais de três dezenas de expositores que representam editoras, livrarias, alfarrabistas e projetos editoriais, alguns dos quais sediados em Coimbra

Esta iniciativa cultural, que conta com a parceria da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, da Associação Há Baixa, da Associação Portuguesa de Escritores e o apoio do Fórum Coimbra, Fundação INATEL e Associação Académica de Coimbra, pretende contribuir para uma maior revitalização da Baixa da cidade, numa lógica de valorização e envolvimento do tecido comercial local. A Feira do Livro integra uma estratégia de programação cultural mais vasta que está a ser delineada/revista pela Câmara Municipal para abranger, nos próximos anos, espaços/contextos da cidade e do concelho de Coimbra que carecem de uma intervenção mais continuada, incisiva, diferenciadora e dialogante com os agentes sediados nessas zonas.

 

Nomes como Diogo Piçarra, Sérgio Godinho e Filipe Raposo, Filipa Leal e Pedro Lamares, Hugo van der Ding, Rodrigo Leão, Álvaro Laborinho Lúcio, Joana Costa Roque, Anabela Ramos, MC Ruze, João Maria André, Madalena Matoso, José Milhazes, João Gouveia Monteiro, Luís Filipe Castro Mendes, José Carlos Vasconcelos, Maria Bochicchio, Mário de Carvalho, José Carlos Seabra Pereira, António Carlos Cortez, e a Coimbra Coolectiva, entre muitos outros, integram assim uma programação vasta e eclética que pretende promover o livro e a leitura junto da comunidade residente e do segmento turístico, marcando, ao mesmo tempo, a um nível mais amplo, o início de um novo ciclo estratégico no que concerne à relação da autarquia com a Baixa da cidade. Programa completo aqui.

 

A Feira do Livro integra, no total, 40 stands, contando com múltiplas editoras e representantes de renome nacional, dando ainda espaço aos agentes de Coimbra ligados a esta área comercial (livrarias, alfarrabistas e projetos editoriais).

 

Além de diversos formatos menos habituais de concerto, performance e recital a cargo de reconhecidos nomes do panorama musical e literário nacional e de alguns projetos sediados no concelho, a Feira do Livro aposta em várias apresentações de livros, debates e diálogos dinamizados por um reputado e diversificado conjunto de escritores, ao qual se juntam prestigiadas figuras da cultura e literatura de Coimbra, cruzando sempre a cultura, as artes e a cidadania. Nomes como João Gouveia Monteiro, João Maria André, Cristina Robalo Cordeiro, Teresa Carvalho, José Carlos Seabra Pereira, António Apolinário Lourenço e Bruno Paixão, entre outros, juntam-se a outras figuras de relevo para celebrar os labirintos e fascínios da leitura e dos seus múltiplos benefícios.

 

De destacar ainda, numa parceria do Município com o Centro de Literatura Portuguesa, uma sessão de evocação e celebração de Fernando Assis Pacheco, sem dúvida, uma das grandes figuras da literatura portuguesa contemporânea (de que Coimbra se deverá orgulhar como um dos seus mais aclamados), bem como a entrega oficial do Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga APE/CMC ao escritor Mário de Carvalho, pela obra “De maneira que é claro…”, e ainda a apresentação da obra “Lendário – 100 lendas da Região de Coimbra”, com a presença de João Pinho e Victor Costa.

 

Este evento aposta ainda vincadamente nas atividades dirigidas ao público infanto-juvenil e famílias, com a participação de escritores como Adélia Carvalho, Carolina Allegro, José Fanha, Raquel Patriarca ou Carlos Nuno Granja, que a partir dos seus livros procurarão fazer desabrochar nos pequenos ou jovens leitores o odor encantatório dos livros. Soma-se a esta galeria de convidados a escritora Susana Cardoso Ferreira e a ilustradora Raquel Costa, que apresentam a obra “Noa” (Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2022/Grupo Leya), uma história que explora a capacidade de superar a perda sem esquecer e de redescobrir a alegria de viver em qualquer idade.

 

 

A Biblioteca Municipal de Coimbra, que estará representada no evento e disponibilizará empréstimos presenciais na zona lounge da Feira, dinamizará também aos fins da manhã, durante os dias de semana, “Histórias contadas, cantadas e desenhadas”, pelas suas contadoras Helena Amaral e Liliana Machado.

A Associação Há Baixa promove também uma oficina do conto dirigida aos mais pequenos e que consiste na leitura e animação do conto inédito “Bielzinho, Pedrito e o Lobo”, de Maria Luísa Neto Parra, através da construção de personagens e cenários, sob orientação do coletivo artístico As Idiootas/Saco da Baixa.

 

 

A Feira do Livro conta ainda com uma rubrica inédita, “Leituras zen”, que consiste na realização, num contexto indoor reservado para o efeito e em ambiente intimista, de massagens de relaxamento acompanhadas de leituras poéticas e paisagens sonoras, as quais acontecerão nos vários dias do evento, são de acesso gratuito e requerem marcação no local, contando com a colaboração da Cooperativa Bonifrates e do coletivo declAMAR Poesia.

 

Atendendo à valorização das questões ligadas ao ambiente e sustentabilidade pela Câmara Municipal, este evento acolhe o projeto “Book in Loop”, da empresa The Loop Co. (sediada em Coimbra e com instalações na Praça do Comércio), que consiste numa plataforma de e-commerce que permite a compra e venda de manuais escolares em segunda mão, do 5.º ao 12.º ano de escolaridade, baseando-se num modelo de economia circular.

 

A programação desta festa do livro e da cultura integra ainda as cerimónias solenes do Dia da Cidade de Coimbra, a 4 de julho no período da tarde, numa intenção do Executivo de trazer esta celebração para fora de portas, em maior proximidade empática com a comunidade. A Feira do Livro está ainda articulada com a realização das Festas da Cidade, não havendo sobreposição temporal de eventos ao nível dos horários, realizando-se as atividades da Feira maioritariamente no período da tarde/final de tarde. Durante o período de 1 a 10 de julho a cidade usufrui, assim, entre outras ofertas culturais, de dois eventos-âncora, de iniciativa camarária, de natureza e objetivos diversos que coexistem e se complementam, permitindo potenciar e dinamizar duas zonas diferentes do tecido urbano.

 

Para mais informações sobre o programa detalhado da Feira do Livro, os interessados devem consultar os canais de comunicação da Câmara Municipal (redes sociais) ou contactar a organização através do telefone 239 702 630 ou do email cultura@cm-coimbra.pt.

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×