O seminário “Coimbra: Cultura Acessível” foi desenhado a partir de um projeto artístico de teatro para cegos e pessoas de baixa visão que o Teatrão coordena em parceria com a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO-Coimbra). O objetivo do evento que decorre no próximo dia 09 de junho, no Convento São Francisco, é discutir as políticas de acessibilidades a espaços culturais na cidade e, para isso, reunir decisores políticos, investigadores, agentes culturais, estruturas que pensam e trabalham sobre as questões do acesso e diferentes públicos para discutir e desenhar a transição a operar para uma cidade culturalmente mais acessível.
Realizado no Convento São Francisco, o programa acontece entre as 10h00 e as 17h30 na Sala Almedina. E conta com a participação de um diversificado painel de oradores: Marco Paiva (Associação Terra Amarela), Cláudia Pato de Carvalho (CES), Fernando Fontes (CES), Ana Ascensão (Acesso Cultura) e a Consellana de Cultura Mercedes Rosón Ferreiro, do Município de Santiago de Compostela (a confirmar).
A iniciativa está inserida no projeto A MEU VER, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação “La Caixa” através do Programa PARTIS & Art for Change. Para além deste seminário, o projeto já desenvolveu uma ação de formação sobre acessibilidade cultural, coproduzida com a Acesso Cultura, o espetáculo “O que é invisível”, em parceria com a ACAPO-Coimbra e o acolhimento de um espetáculo de um grupo congénere de La Coruña.
A participação é livre, sujeita a inscrição. As inscrições poderão ser formalizadas através dos seguintes contactos: 239 714 013, 912 511 302, info@oteatrao.com