7 Julho 2022

Feira do Livro de Coimbra em formato renovado e inovador, de 1 a 10 de julho, na Praça do Comércio

Feira do Livro de Coimbra em formato renovado e inovador, de 1 a 10 de julho, na Praça do Comércio

Em pleno período de celebração das Festas da Cidade, a Praça do Comércio acolhe, de 1 a 10 de julho, entre as 11h00 e as 22h00, a 43ª edição da Feira do Livro de Coimbra. A iniciativa integra uma programação abrangente e diversificada, dirigida a todos os públicos. Centrado na promoção do livro e da leitura, com a presença de cerca de três dezenas de expositores e apresentação de obras literárias e debates com vários autores, o evento alarga a sua programação à participação de outras figuras do meio cultural ligadas ao ato poético-literário, como Sérgio Godinho e Filipe Raposo, Hugo van der Ding, Diogo Piçarra, Pedro Lamares e Filipa Leal ou Rodrigo Leão, entre outros. São novidades nesta edição do evento a criação da rubrica “Leituras Zen” (massagens de relaxamento com leituras poéticas) e a inclusão do projeto de economia circular “Book in Loop” (sediado em Coimbra), enquadrados numa área que compreende, além de 40 stands, uma zona lounge e um auditório polivalente.

São dez dias de programação que coexistem com a celebração das Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel, num espaço que se pretende que passe a constituir um importante ponto de cruzamento entre dinâmicas culturais, públicos, turistas e o tecido comercial da Baixa da cidade. A Praça do Comércio será preenchida pela Feira do Livro, que traz a Coimbra mais de três dezenas de expositores, representantes de editoras, livrarias, alfarrabistas e projetos editoriais.

 

Associam-se a um desenho de programação eclética diversos escritores de renome nacional e internacional, alguns dos quais relevantes figuras da cultura e da literatura em Coimbra, e músicos que protagonizarão concertos em pequeno formato ou outras ações que têm por base a criação literária.

 

Diogo Piçarra estará na Feira do Livro no dia da abertura, 1 de julho, às 19h00, para partilhar com os presentes “Livros e músicas da minha vida”, um encontro que será moderado por Sofia Correia. Ao longo dos dez dias de programação haverá concertos de formatos pouco convencionais, assim como performances. Passam pelo palco do auditório instalado no recinto MC Ruze, no domingo, 3 de julho, às 18h00; Sérgio Godinho com Filipe Raposo, no dia 4, às 17h30; Toeira Trupe e Guitarrinhos do Mondego, dia 6, às 18h00; a performance “A grande mentira” (uma viagem aos grandes mitos e enganos da nossa História), por Hugo van der Ding (Antena 3), no dia 8 de julho, às 19h00; Cíthara, dia 9, às 19h00; Rodrigo Leão, Gabriel Gomes e Miguel Borges para o recital-concerto “Entre nós e as palavras”, no dia 10 de julho, às 19h00, iniciativa que encerra a programação da Feira do Livro.

 

No âmbito da apresentação de publicações literárias recentes e de um conjunto de encontros com prestigiados escritores que, a partir da sua vasta obra e sob a moderação de prestigiadas figuras da cultura e literatura, designadamente de Coimbra, promoverão múltiplos diálogos literários, mas, sobretudo, de cidadania, atualidade nacional e internacional, destacam-se as obras “A Europa Hoje”, de José Milhazes (no dia 2 de julho, às 18h00), “Um dia Lusíada”, de António Carlos Cortez (no dia 3 de julho, às 19h00), ou “As Sombras de uma Azinheira”, de autoria de Álvaro Laborinho Lúcio, obra que será apesentada no dia 9 de julho, às 18h00. Marcam também presença nomes como o poeta Luís Filipe de Castro Mendes (dia 2, às 19h00) e Madalena Matoso, no dia 10, às 18h00, para apresentar “Como ver coisas invisíveis”, da editora Planeta Tangerina.

 

 

A iniciativa privilegia autores e publicações ligados a Coimbra. José Carlos Seabra Pereira apresenta, no dia 3, às 17h00, “As Literaturas em Língua Portuguesa”. A partir da obra de João Maria André, “Doze proposições sobre livros, leitura e hospitalidade”, será promovido um debate, no dia 5 de julho, às 18h00, com a colaboração da Cooperativa Bonifrates. João Gouveia Monteiro apresentará, no dia 6 de julho, às 19h00, a sua premiada obra “História Concisa das Grandes Religiões”. As tradições locais serão lembradas através da edição promovida pela Fundação INATEL – Coimbra intitulada “Lendário – 100 lendas da Região de Coimbra”, num Encontro com João Pinho e Victor Costa que acontecerá no dia 8 de julho, às 18h00.

 

Numa tertúlia programada para o dia 9 de julho, às 17h00, Teresa Portugal, José Carlos de Vasconcelos e António Apolinário Lourenço moderam um debate sob o tema “Fernando Assis Pacheco na intimidade – Coimbra em Fernando Assis Pacheco”, com moderação de Teresa Carvalho e leituras por João Rasteiro. Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Coimbra e o Centro de Literatura Portuguesa, que pretende evocar uma das figuras da literatura portuguesa contemporânea de que Coimbra se deverá orgulhar como um dos seus mais aclamados.

 

 

 

A diversidade de temas que o evento comporta abrirá espaço para a gastronomia e culinária, com Joana Costa Roque, natural de Coimbra, criadora de um blogue de dietas com receitas simples e do quotidiano, que protagoniza, juntamente com Joana Pires Araújo, uma conversa sobre os desafios e os fascínios da culinária, no dia 7 de julho, às 18h00. Por sua vez, Anabela Ramos apresenta, no dia 2, às 17h00, “Laranjas de Portugal, séculos de cultivo e consumo”, estudo sobre a evolução do plantio e do consumo da laranja, designadamente em Coimbra conhecida pelos seus célebres laranjais, cuja produção chegou a ser exportada.

 

 

A Cerimónia solene do Dia da Cidade, comemorado a 4 de julho, acontece este ano, às 15h00, na Praça do Comércio, integrada na Feira do Livro. Sucede-lhe um concerto por Sérgio Godinho e Filipe Raposo, às 17h30, e a programação do evento encerra, no dia festivo, com a prestigiada dupla Filipa Leal e Pedro Lamares, que protagoniza, às 19h00, um “Manifesto pelos leitores e poesia”.

 

Salientam-se, na programação, duas obras literárias premiadas em Coimbra. “Noa”, de Susana Cardoso Ferreira e Raquel Costa (Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2022/Grupo Leya), livro que as autoras promoverão no dia 5 de julho, às 19h00 e, ainda, “De maneira que é claro…”, de Mário de Carvalho, obra vencedora da edição 2021 do Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga, promovido pela Câmara Municipal de Coimbra e pela Associação Portuguesa de Escritores, prémio que será entregue no dia 7 de julho, às 19h00.

 

Dois conceituados investigadores da história constitucional portuguesa, Vital Moreira e José Domingues, autores das obras “História Constitucional Portuguesa” e “Para a História da Representação Política em Portugal: a consulta pública de 1820 sobre as Cortes Constituintes“, ambas editadas pelas Edições da Assembleia da República, marcam presença na Feira do Livro de Coimbra, no dia 8 de julho, às 21h00, para uma conversa/debate dedicada ao Bicentenário da Constituição de 1822.

 

No cumprimento do desígnio do Município em envolver o tecido associativo e algumas estruturas e agentes culturais sediados em Coimbra, a Coimbra Coolectiva dinamizará, no dia 1 de julho, às 18h00, o jogo “verdade ou consequência” (ler para crer). Também a Cooperativa Bonifrates e o coletivo declAMAR poesia colaboram na implementação de uma das novidades desta edição da Feira do Livro: a leitura de poemas que acompanharão as sessões de massagens de relaxamento no “Espaço da Criatividade” instalado no recinto. Os interessados em aderir a esta nova proposta de “leituras Zen” poderão fazê-lo diariamente, das 20h30 às 22h00, mediante inscrição no local. O  Espaço da Criatividade está enquadrado numa área que compreende, além de 40 stands, uma zona lounge e um auditório polivalente.

 

 

 

Na perspetiva de promover a sustentabilidade, estará presente no evento o projeto “Book in Loop”, plataforma de e-commerce que incentiva a compra e venda de manuais escolares em segunda mão (do 5.º ao 12.º ano de escolaridade), numa lógica de economia circular, iniciativa esta da empresa The Loop Co. Todos os interessados poderão fazer a entrega/recolha de manuais de segunda a sexta-feira, das 18h00 às 20h00 e ao sábado e domingo, das 11h00 às 22h00.

 

A programação dirigida ao público infantojuvenil tem regularidade diária, sempre às 11h00, permitindo a adesão não apenas de crianças e jovens a título individual como de grupos formados a partir de centros de ocupação de tempos livres.

 

 

No primeiro dia da iniciativa (1 de julho) haverá uma leitura e animação do conto inédito “Bielzinho, Pedrito e o Lobo”, de Maria Luísa Neto Parra, sob orientação do coletivo artístico As Idiootas/Saco da Baixa. No sábado (2 de julho), Adélia Carvalho aborda a sua mais recente obra – “A menina que queria desenhar o mundo” – uma história sobre o sonho de uma criança que não conhece a palavra “desistir”. Carolina Allegro apresenta, no domingo (3 de julho) a obra “Mamã, podemos ter um humano de estimação?”, uma história divertida que nos faz refletir sobre a forma como os humanos tratam os seus animais de estimação. O escritor infantojuvenil José Fanha tem encontro marcado com os mais novos no dia 4 de julho, para explorar a sua obra “Histórias na ponta de um sorriso”, um livro que nos leva a viajar, ora em prosa, ora em verso, por datas que comemoramos ao longo do ano (Dia Mundial da Poesia, Dia de Reis, Dia do Teatro, Dia do Autor Português, Dia da Mãe, Natal, S. Martinho e outros).

 

Entre os dias 5 e 8 de julho (de terça a sexta-feira), a Biblioteca Municipal de Coimbra preparou um conjunto de horas do conto intituladas “Histórias contadas, cantadas e desenhadas”, que estarão a cargo das contadoras Helena Amaral e Liliana Machado.

 

Os dois últimos dias da Feira do Livro oferecem aos mais pequenos um encontro com Raquel Patriarca e com Carlos Nuno Granja, que exploram, respetivamente, as obras “A história de uma história” e “Poemas de Areia para Ler na Maré Cheia”. A primeira, é uma história simples que, com a imaginação de um filho e a ternura de uma mãe, vai ganhando forma e cor. Já o poemário de Carlos Nuno Granja tem como pano de fundo 21 poemas sobre o mar, a areia e a maré cheia, onde também cabem plantas e animais à volta de um planeta imaginário que conjuga a natureza com os versos.

 

 

A Feira do Livro é uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Coimbra em parceria com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, a Associação Há Baixa e a Associação Portuguesa de Escritores. Recebe o apoio do Forum Coimbra, da Fundação INATEL e da Associação Académica de Coimbra.

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×