15 Julho 2022

Projeto de iluminação pública inteligente em fase de testes na Quinta de S. Jerónimo, em Coimbra

Projeto de iluminação pública inteligente em fase de testes na Quinta de S. Jerónimo, em Coimbra

“FlexIP”, uma solução que controla a iluminação pública LED, é um projeto piloto que traz diversas vantagens para o município, principalmente pela alteração da tecnologia existente por outra mais eficiente e redução de consumos elétricos e custos na ordem dos 60%. A vereadora da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Ana Bastos, acompanhada por Edite Silva, da E-Redes, visitou, ontem, a Quinta de S. Jerónimo, onde decorre a fase de testes da implementação do “FlexIP”.

As vantagens deste projeto piloto para o município, além da alteração da tecnologia existente por outra mais eficiente reduzindo-se consumos elétricos e custos na ordem dos 60%, nas 170 luminárias a substituir, é a possibilidade de alterar a configuração de funcionamento da iluminação, por questões de segurança ou para eventos, entre outros. Com este piloto cria-se uma rede inteligente, em zonas específicas, que, a par com outros projetos em curso, reforçam Coimbra como um laboratório vivo de experimentação da inteligência da cidade, potenciando não só o desenvolvimento de novas parcerias como de novas tecnologias, soluções e ideias que suportam a gestão inteligente e sustentável de uma cidade do futuro. Pretende-se ainda testar a utilização de sensores para “rega inteligente”, contagem de veículos, temperatura, humidade, medição de CO2 e de partículas.

 

Ainda sobre soluções tecnológicas em Coimbra na iluminação pública, recorda-se que o projeto “Luxifer”, foi o vencedor da primeira edição do “Future City Challenge”, a primeira competição de IoT promovida pelo Fikalab, laboratório de inovação da Critical Software, à qual a CM Coimbra se associou no âmbito da adesão à comunidade The Things Network (TTN) Coimbra, pretende adaptar a iluminação pública LED ao conforto, ao tráfego e à segurança, assim como automatizar questões relacionadas com a manutenção da mesma, aumentando a sua eficiência e proporcionando um impacto muito positivo na cidade. A operação das luminárias pode ser adaptada às condições ambientais, bem como de tráfego viário e pedonal na sua zona de influência. É igualmente possível implementar mecanismos de deteção de falhas e de avarias nas luminárias seja com metodologias de manutenção preditiva ou corretiva.

 

 

Recorde-se que a concurso estavam nove equipas selecionadas para o prémio final que desenvolveram os seus protótipos, tirando partido da The Things Network, uma rede comunitária sem fios de longo alcance LoRaWAN (Long-range Wide Area Network) com uma cobertura significativa em Coimbra e apropriada para projetos IoT (Internet of Things). Para além de um prémio de cinco mil euros oferecido pela Critical Software, a equipa que produziu o “Luxifer” teve acesso a três meses de incubação no Nest Collective, incluindo mentoria e utilização dos seus espaços e serviços. A iniciativa contou com o apoio, para além da autarquia, do Centro de Ecologia Funcional, do Nest Collective, do Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra e da Escola Superior Agrária e do Instituto Superior de Engenharia, do Politécnico de Coimbra.

 

Ainda no âmbito da iluminação pública, a autarquia salienta que, em desenvolvimento, encontra-se também outro projeto piloto aplicado às ruas da Baixinha, o qual envolve a substituição das lanternas existentes por outras de tecnologia LED, num total de 90 unidades. Sobre as restantes luminárias instaladas que ainda não são de tecnologia LED, além do plano de substituição acordado com a E-Redes, o município está a avaliar com Empresas de Serviços Energéticos a forma mais rápida e eficiente de conseguir maiores poupanças energéticas e consequentemente redução de custos.

 

O Município de Coimbra continua, assim, a desenvolver projetos em distintas áreas de trabalho que desenvolvem conceitos e novas abordagens na gestão urbana sustentável e inteligente, nomeadamente através do seu laboratório vivo de inovação tecnológica, #CoimbraCityLab. Neste âmbito, recorde-se que, em novembro passado, a CM Coimbra levou o conceito #CoimbraCityLab ao Portugal Smart Cities Summit 2021, que decorreu na FIL, em Lisboa. Na ocasião, o presidente da autarquia, José Manuel Silva, salientou que se pretende que “Coimbra seja um laboratório experimental da inteligência da cidade e daquela que conseguirmos atrair, para que se possam experimentar novas tecnologias, projetos e ideias, para que se possa dar liberdade à criatividade de tanta gente de qualidade que é formada nas nossas instituições de ensino. Para que Coimbra seja, efetivamente, uma cidade de futuro, uma cidade em que todos sintam vontade de viver, porque é um polo de qualidade, de desenvolvimento, de criatividade, de harmonia, de sustentabilidade, de bom ambiente, ambiente humano, tecnológico e sustentável”.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×