5 Julho 2022

Coimbra defende fórum de câmaras do Centro para defender os interesses da região

Coimbra defende fórum de câmaras do Centro para defender os interesses da região

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, defendeu a criação e a formalização de um fórum dos municípios do Centro para uma defesa “mais proficiente” dos interesses da região. “Não tenho dúvidas de que é necessário unirmo-nos e criar e formalizar um fórum dos municípios da região centro, agregando as várias CIM [comunidades intermunicipais] nesta organização, para defendermos de forma mais proficiente os nossos legítimos interesses”, afirmou José Manuel Silva, durante a cerimónia solene do Dia da Cidade, 04 de julho, que decorreu na Praça do Comércio, no âmbito da programação da renovada edição da Feira do Livro de Coimbra.

“Teremos de ser nós a criar a região Centro que queremos e não esperar que o Governo central imponha uma regionalização eivada do centralismo do Estado, como está a acontecer com o processo de descentralização”, sublinhou José Manuel Silva. Para o autarca, é preciso acabar com a redução do país às áreas “metropolitanas do Porto e de Lisboa”.

 

Abordando a questão da deslocalização “do potencial aeroporto nacional para sul do rio Tejo”, o presidente da CM de Coimbra considerou que faria sentido a construção daquela infraestrutura no Centro, constatando que a região é “permanentemente relegada para terceiro plano”. Essa situação exige “muito mais participação, ação e combate das CIM e dos concelhos da região Centro”, notou. Durante o seu discurso, José Manuel Silva reiterou a necessidade de afirmação da CIM Região de Coimbra como “uma grande região metropolitana do país, a única que, além das áreas metropolitanas de Porto e Lisboa, preenche os critérios europeus para essa afirmação”.

 

A nível local, o autarca sublinhou a apresentação, no início de outubro, de uma nova estratégia municipal de médio prazo da Câmara Municipal nas áreas da cultura e do turismo e frisou que o município irá continuar a investir na Praça do Comércio, na Baixa da Cidade, para a transformar na “mais emblemática e energética” praça de Coimbra.

 

Na mesma cerimónia foram homenageadas várias personalidades da cidade, com várias distinções honoríficas do Município: o empresário Manuel Marques Teixeira; Gonçalo Quadros, atual presidente do Conselho de Administração da Critical Software; Vítor Campos (título póstumo), antigo futebolista da Académica; António Carvalho (título póstumo), funcionário da autarquia; José Cunha-Vaz, médico; Carlos Cidade (título póstumo), vereador do Município; e Francisco Andrade, antigo presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais e antigo treinador da Académica.

 

 

 

LUSA/ CM de Coimbra

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×