8 Julho 2022

Noites de Verão animam Baixa de Coimbra de julho a outubro

Noites de Verão animam Baixa de Coimbra de julho a outubro

De 14 de julho a 01 de outubro, há toda uma programação por descobrir e para desfrutar na Baixa de Coimbra, com espetáculos musicais na Praça do Comércio, que envolvem artistas e estruturas locais para estimular, valorizar e promover o seu labor cultural. O projeto “Noites de Verão” realiza-se semanalmente, às quintas, sextas e sábados, sempre pelas 21h30, abrangendo o universo do fado e a canção de Coimbra, o folclore e outros ritmos, e o segmento das bandas, sendo estas ligadas a diversos estilos e abordagens musicais.

Com o objetivo estratégico de eleger a Baixa de Coimbra como território prioritário de intervenção cultural no envolvimento dos agentes locais (comércio local e meio artístico) e da implementação de uma programação diferenciadora e impactante, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra promove, entre 14 de julho e 1 de outubro, o projeto “Noites de Verão” na Praça do Comércio. Excecionalmente, na primeira semana do ciclo, os concertos decorrem na Igreja de Santa Cruz e na Praça 8 de Maio.

 

Este ciclo de eventos realiza-se semanalmente, às quintas, sextas e sábados, sempre pelas 21h30, abrangendo o universo do fado e a canção de Coimbra, o folclore e outros ritmos, e o segmento das bandas, sendo estas ligadas a diversos estilos e abordagens musicais. A programação desenhada para este ciclo pretende, assim, incorporar e difundir ativamente o meio artístico sediado no concelho e região de Coimbra.

 

Ao longo de dois meses e meio de atividades, irão passar pela icónica Praça do Comércio projetos como o Fado ao Centro, a Orquestra de Sopros de Coimbra, a Associação Académica da Universidade de Coimbra ou a Associação Cultural Quebra Costas, bem como vários agrupamentos de folclore sediados no concelho, designadamente o Grupo Etnográfico da Região de Coimbra, o Grupo Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de Ceira, o Rancho Típico de Vila Nova, o Grupo Folclórico e Etnográfico de Cova do Ouro e Serra da Rocha, o Grupo Folclórico “Os Camponeses de Vila Nova”, o Grupo Folclórico e Etnográfico “As Tecedeiras do Almalaguês”, o Grupo Folclórico da Casa do Pessoal da Universidade de Coimbra e o Rancho Típico da Palheira.

 

Numa lógica de diversidade e inclusão, e de modo a atingir diferentes públicos, o programa cultural contempla ainda projetos como The Hickoidins, Salvador D’Alice, Quarteto de Cordas da Tuna Académica da Universidade de Coimbra, António Ataíde, Coimbra Gospel Choir, Cithara, Why you don’t do right?, Django Land, Wipe Out Beat, The Twist Connection, Arcos d’Almedina, Hummingbird ou Supra Soul.

 

Não faltará também nesta mostra uma presença internacional, logo a abrir as “Noites de Verão”, com o prestigiado Chapel Choir Of The Queen’s College (da Universidade de Oxford), duas interseções com a rubrica “Rota das Tabernas” (envolvendo a Taberna da Laura e a Taberna da Padaria Popular; requer inscrição prévia) e a inclusão nesta programação do VI Encontro Distrital de Concertinas, Foles e Cantorias de Santa Clara e, a fechar as “Noites”, a 1 de outubro, do Festival “Correntes de um só rio”.

 

Depois do término da renovada Feira do Livro de Coimbra, que ocorreu de 01 a 10 de julho, a autarquia pretende, assim, continuar a apostar na Praça do Comércio numa lógica de continuidade e de regularidade da sua programação cultural, num estreito diálogo e articulação com o comércio local e as várias entidades que dinamizam a Baixa de Coimbra.

 

Para mais informações sobre esta iniciativa, os interessados devem consultar os canais de comunicação da Câmara Municipal (redes sociais) ou contactar a organização através do telefone 239 702 630 ou do email cultura@cm-coimbra.pt.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×