29 Julho 2022

Repavimentação de vias condiciona trânsito em Vil de Matos, Vila Verde (Lamarosa) e Cernache

Repavimentação de vias condiciona trânsito em Vil de Matos, Vila Verde (Lamarosa) e Cernache

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra continua a intensificar a repavimentação de vias em curso em diversas zonas do concelho, aproveitando esta época do ano. No âmbito da ampla operação de requalificação da rede viária concelhia, vão decorrer trabalhos nas freguesias de Vil de Matos, da Lamarosa (Vila Verde) e de Cernache que vão provocar condicionamentos de trânsito já a partir de dia 01 de agosto, para salvaguardar a segurança dos trabalhadores e dos automobilistas.

No âmbito dos lotes 1 e 7 da empreitada de requalificação da rede viária do concelho, vão decorrer, nos próximos dias, repavimentações de vias nas freguesias de Vil de Matos, Lamarosa e Cernache.

 

Na rua de Coimbra e no largo de retorno das viaturas do SMTUC, na freguesia de Vil de Matos, vão decorrer trabalhos de conservação e manutenção de plataformas viárias, com recuperação superficial de pavimentos com camada de desgaste em betão betuminoso. A intervenção implicará a circulação alternada do trânsito, entre os dias 01 e 05 de agosto. Para a pavimentação do largo de retorno dos SMTUC será necessário suprimir a respetiva paragem, passando os passageiros a ser recolhidos na paragem anterior, nos dias 03 e 04 de agosto.

 

 

Já entre os dias 01 e 03 de agosto, as ruas da Escola e do Sobreiro e a travessa da Escola, em Vila Verde, Lamarosa, vão estar condicionadas ao trânsito, também para trabalhos de conservação e manutenção da via. Pelas caraterísticas estreitas dos arruamentos, as vias serão cortadas ao trânsito automóvel durante a intervenção, sendo o desvio efetuado pelas ruas do Outeiro e Nossa Senhora do Bom Despacho.

 

 

Na freguesia de Cernache, nas ruas Vale Centeio e Romana (Arneiro), rua José Lemos Novo (Pousada) e rua das Chãs (Casconha), vão decorrer trabalhos de recuperação superficial de pavimentos com camada de desgaste em betuminoso entre os dias 04 e 12 de agosto. A intervenção vai obrigar ao corte da rua José Lemos Novo, em Pousada, no dia 05 de agosto, com desvio para moradores, sendo que nas restantes o trânsito será condicionado com circulação alternada.

 

 

 

Todos os trabalhos vão decorrer entre as 08h00 e as 18h00.

 

Estas intervenções enquadram-se na ampla operação de requalificação da rede viária do concelho, que representa um investimento global superior a 5M€. Recorde-se que esta empreitada abrange toda a área geográfica do município e a contratação foi realizada por lotes, que são: União de Freguesias (UF) de S. Martinho de Árvore e Lamarosa, Freguesia de S. Silvestre, Freguesia de São João do Campo e UF de Antuzede e Vil de Matos (lote 1); UF de Trouxemil e Torre de Vilela, UF de Souselas e Botão e Freguesia de Brasfemes (lote 2); UF de Eiras e S. Paulo de Frades e UF de Coimbra (lote 3); Freguesia de Santo António dos Olivais (lote 4); UF de Taveiro, Ameal e Arzila e UF de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades (lote 5); UF de Santa Clara e Castelo Viegas e UF de Assafarge e Antanhol (lote 6); Freguesia de Cernache e Freguesia de Almalaguês (lote 7); e Freguesia de Torres do Mondego e Freguesia de Ceira (lote 8).

 

Os lotes foram definidos mediante critérios de proximidade geográfica, homogeneidade nas caraterísticas das plataformas viárias e semelhança entre as áreas de pavimentos existentes no lote e também entre as necessidades já identificadas, que irá representar uma área de pavimentações betuminosas de cerca de 360 mil m2. Os lotes 1, 2 e 7 foram adjudicados à empresa Civibérica – Obras Civis, S.A, e os lotes 3, 4, 5, 6 e 8 à Prioridade – Construção de Vias de Comunicação, S.A..

 

Esta é uma operação que visa a conservação da rede viária de todo o concelho, com maior incidência na requalificação dos pavimentos rodoviários betuminosos, mas que inclui também a conservação e requalificação de diversos outros elementos que integram a plataforma viária, designadamente pavimentos em calçada, passeios, bermas, valetas, drenagens, taludes, mutos de suporte, guardas de segurança e sinalização horizontal.

 

O objetivo é manter o estado de conservação e funcionamento dos elementos existentes, tendo sido ainda equacionada a execução de novas construções quando estas se enquadrem em medidas que se venham a revelar urgentes face à alteração de circunstâncias por ruína ou perda de condições de segurança ou, ainda, por delas resultarem melhorias notórias nas condições de conservação futura dos elementos envolvidos.

 

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