31 Agosto 2022

Expo Desporto #Coimbra de 22 a 26 de setembro no Parque Verde do Mondego

Expo Desporto #Coimbra de 22 a 26 de setembro no Parque Verde do Mondego

A Expo Desporto #Coimbra vai decorrer de 22 a 26 de setembro, na margem direita do Parque Verde do Mondego. O evento desportivo promovido pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra foi apresentado esta manhã, em conferência de imprensa realizada na Ponte pedonal Pedro e Inês, pelo presidente da autarquia, José Manuel Silva, pelo vereador do Desporto, Carlos Matias Lopes, e pelo secretário-geral do Comité Paralímpico de Portugal, Carlos Lopes. O objetivo da mostra é dar a oportunidade de as entidades desportivas darem a conhecer o trabalho que desempenham, incluindo, para isso, demonstrações e atividades práticas de acesso gratuito para os visitantes. A grande novidade da Expo Desporto #Coimbra passa pela mostra de desporto inclusivo e pelo envolvimento do Comité Paralímpico para as comemorações do Dia Nacional Paralímpico.

A Expo Desporto #Coimbra, que vai decorrer de 22 a 26 de setembro, na margem direita do Parque Verde do Mondego, vai permitir dar a conhecer as diversas entidades desportivas do concelho.

 

O evento foi esta manhã apresentado, em conferência de imprensa realizada na Ponte pedonal Pedro e Inês, pelo presidente da autarquia, José Manuel Silva, pelo vereador do Desporto, Carlos Matias Lopes, e pelo secretário-geral do Comité Paralímpico de Portugal, Carlos Lopes, uma vez que a mostra integra a evocação do Dia Nacional Paralímpico.

 

Para além de destacar o potencial que este evento tem de mostrar o desporto que se faz no concelho e tentar captar mais praticantes, o presidente da autarquia, José Manuel Silva, sublinhou a importância que o desporto tem na saúde.  “Encaramos a Expo Desporto #Coimbra não só na vertente desportiva, mas também na vertente da saúde”, explicou José Manuel Silva. O presidente destacou ainda a o trabalho que está a ser feito no sentido de tornar Coimbra um concelho inclusivo, sublinhando a importância deste evento estar associado ao Dia Nacional Paralímpico, em conjunto com o Comité Paralímpico de Portugal.

 

“Com a Expo desporto #Coimbra vamos estar a comemorar também a Semana Europeia do Desporto”, explicou Carlos Matias Lopes. O vereador do Desporto adiantou ainda a intenção da autarquia de, na edição da Expo Desporto #Coimbra do próximo ano, o evento ocupar as duas margens do rio Mondego.

 

Por sua vez, o secretário-geral do Comité Paralímpico de Portugal destacou este grande sinal de apoio da autarquia ao desporto inclusivo e desafiou o Município a dar continuidade a esta parceria, agradecendo e felicitando a CM de Coimbra. “O objetivo deste dia é promover a prática desportiva para todos, diversificar as experiências e, sobretudo, perceber que a prática desportiva traz um conjunto de benefícios”, acrescentou Carlos Lopes, em alusão às comemorações do Dia Nacional Paralímpico.

 

A Expo vai dar a conhecer o trabalho das coletividades e mostrar as modalidades que promovem no concelho. Andebol, Atletismo, Futebol, Badminton, Basquetebol, Bilhar, Boxe, Canoagem, Kenpo, Ginástica, Judo, Ténis de mesa, Taekwondo, Esgrima, Golfe, Hipismo, Remo, Rugby, Standup Paddle, Tai Chi Chuan, Tiro, Ténis, Yoga e Patinagem são algumas das mais de 30 modalidades que irão estar representadas, com demonstração e experimentação de acesso gratuito para os visitantes, que vão ter também oportunidade de experimentar Paintball, Bubble Soccer e insuflável de obstáculos. A representar as diferentes modalidades vão estar 44 entidades desportivas do concelho, com destaque, por exemplo, para as várias secções desportivas da Associação Académica de Coimbra e vários clubes da cidade.

 

Nos dias 22 e 23, a Expo vai estar exclusivamente dedicada aos alunos dos 3º e 4º anos das escolas do concelho de Coimbra, com atividades desportivas das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 16h30. A cerimónia de abertura do evento está marcada para as 21h00 de sexta-feira, dia 23 de setembro, funcionando no dia 24 das 10h00 às 22h00; e no dia 25 das 10h00 às 18h00. No dia 26 de setembro, comemora-se o Dia Nacional do Paralímpico, dinamizado pelo Comité Paralímpico de Portugal, das 10h00 às 17h00.

 

Anexos

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×