A margem esquerda do rio Mondego acolheu, no sábado, dia 30, o contrarrelógio individual de cerca de vinte quilómetros, com espelho de água proporcionado pelo maior rio português e com o incomparável cenário com a “velha cabra” proeminente, a fazer as delícias dos vários repórteres de imagem que acompanharam o crono. No plano desportivo, a vitória sorriu ao Campeão Espanhol da especialidade Fernandez Martinez (Individual) e à italiana Maria Cristina Prati (Team Del Capitano ASD), que “voaram baixinho” num traçado praticamente todo plano e sem grandes dificuldades técnicas. Nesta vertente também muitos portugueses saíram com o apuramento direto para o mundial da especialidade que acontecerá, em Trento, Itália, no próximo mês de setembro, no qual participará o melhor português em prova, Alberto Amaral (Discover Melgaço e Ponte da Barca), hexacampeão nacional de crono e vice-campeão mundial.
No domingo, dia 31, com o Castelo de Montemor-o-Velho como “anfitrião” a proporcionar uma inigualável vista exterior e a receber a chegada bem junto às suas muralhas e a cerimónia protocolar de pódio e convívio final dos participantes no seu interior, foi uma novidade. O traçado definido levou os mais de mil inscritos na prova em linha a conhecerem outros concelhos da região, num trajeto totalmente distinto do da edição anterior. Passaram por Coimbra, V.N. de Poiares, Góis, Lousã, Miranda do Corvo e Penela. Duas distâncias definidas pelo regulamento UCI conferiam o apuramento mundial também na prova em linha. Com duas distâncias preconizadas, no mediofondo (104 kms) venceram Jorge Alemão (GR Janz e Associados) e italiana Maria Cristina Prati (Team Del Capitano ASD), no Granfondo (148kms) subiram ao lugar mais alto do pódio Gil Santos (GCC Comprarcasa- Évora) e Iulia Legkova (Korpo Ativo – Penacova).
Carlos Lopes, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra, foi perentório em afirmar que “faz cada vez mais sentido implementar o apoio a estes eventos para benefício das localidades como complemento do rico património cultural, natural e paisagístico que é dado a conhecer através destas iniciativas e pelo movimento gerado.”