30 Setembro 2022

Noite Europeia dos Investigadores anima Baixa de Coimbra com ciência e arte

Noite Europeia dos Investigadores anima Baixa de Coimbra com ciência e arte

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra, em parceria com a Agência de Promoção da Baixa de Coimbra e o Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, associa-se à Noite Europeia dos Investigadores que, hoje, dia 30 de setembro, a partir das 17h00, vai animar as ruas da baixa da cidade com mais de 60 iniciativas que procuram aproximar cientistas e público, sob o lema “Ciência para Todos – Sustentabilidade e Inclusão”.

Entre o Largo da Portagem e a Rua da Sofia, vão decorrer mais de 60 ações ligadas à saúde, ambiente, arquitetura, artes, design, ciências sociais e humanas, física, química matemática, tecnologias, animação cultural, e muito mais, através de demonstrações, vídeos, jogos, conversas, dirigidas para todas para todas as idades.

 

Para a realização de um evento desta dimensão é necessário realizar condicionamentos de trânsito, a propósito do programa “Rota da Ciência”, entre o Largo da Portagem, passando pela Ferreira Borges, Visconde da Luz, Praça 8 de Maio até à Rua da Sofia. Neste último troço os condicionamentos vão afetar a circulação normal automóvel a partir das 13h00 e, no caso dos transportes públicos, a partir das 15h00 de hoje até às 02h00.

 

Para minorar o impacto destes condicionamentos, vão ser implementados desvios à circulação, junto à Manutenção Militar, possibilitando o acesso rodoviário via Rua da Manutenção Militar, Rua da Saragoça, Largo da Conchada, Rua da Aveiro, Rua Figueira da Foz até à Rotunda da Casa do Sal. Também está condicionado o trânsito junto ao entroncamento da Travessa de Montarroio.

 

A Noite dos Investigadores é uma iniciativa europeia que, em Portugal, além de Coimbra, vai decorrer em Lisboa, Braga, Évora e Vila Nova de Gaia, como objetivo global de promover e sensibilizar os mais jovens “para a relevância da investigação e inovação na Europa, com vista a um futuro mais sustentável e inclusivo”, lê-se no programa.

 

O programa em detalhe, realizado em Coimbra, pode ser consultado aqui.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×