A primeira sessão do ciclo “À redescoberta de Agustina”, intitulado “Os anos de formação de Agustina”, vai decorrer no próximo sábado, pelas 16h00, na Casa da Escrita, e vai explorar a infância e a adolescência da autora de “A Sibila” e o modo como as circunstâncias da vida e o seu temperamento pessoal a encaminharam para a escrita. A conversa, orientada por Isabel Rio Novo, será acompanhada com a leitura de excertos protagonizada pelas atrizes Gracinda Nave e Helena Faria.
![]() |
![]() |
![]() |
Cada sessão pretende estimular uma reflexão acerca da vida e da obra da escritora, procurando revelar factos menos conhecidos sobre Agustina Bessa-Luís, numa incursão pela “mais produtiva e complexa personalidade feminina da literatura portuguesa”.
O ciclo de conversas será ainda animado e ilustrado com fotografias de Isabel Rio Novo (dos locais dos livros, das casas onde Agustina viveu, de curiosidades várias), cuja exibição será particularmente interessante e reveladora.
O programa, coproduzido pelo Município de Coimbra e pela Cultura e Risco Associação Cultural, decorre até ao final do ano, na Casa da Escrita. As sessões têm uma duração aproximada de 1h30 e são de entrada livre na Casa da Escrita (Rua Dr. João Jacinto, n.º 8).