19 Outubro 2022

Conselho Municipal da Juventude vai conciliar datas de abertura do RMAAJ com candidaturas nacionais

Conselho Municipal da Juventude vai conciliar datas de abertura do RMAAJ com candidaturas nacionais

O Conselho Municipal da Juventude (CMJ), que se realizou na passada semana, no dia 14 de outubro, no Salão Nobre da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, contou com a presença de 53 participantes e de 35 associações. O órgão, presidido pelo vereador da Juventude na sequência da delegação de competências, Carlos Matias Lopes, deliberou conciliar as próximas datas dos avisos de abertura do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Juvenil (RMAAJ) com as datas das candidaturas nacionais, assim como, aprovou a criação de uma Comissão de Acompanhamento de um programa de apoio às Repúblicas, proposto pela Comissão Permanente.

O último CMJ, realizado na semana passada, no Salão Nobre, foi o mais participado dos últimos anos, contando com a presença de 53 participantes e de 35 associações. Destaque para o facto de o CMJ ter deliberado conciliar as próximas datas dos avisos de abertura do RMAAJ com as datas das candidaturas nacionais aos apoios permanentes do Instituto Português de Desporto e Juventude (IPDJ). Foi, assim, do entendimento geral que é imperativo, em nome da transparência e dos princípios da boa gestão autárquica, que findos determinados ciclos, se analisem estes instrumentos e se proceda a alterações e ajustes, caso se venha a verificar a sua perda de eficácia.  E é esse trabalho de revisão e de análise que está a ser feito, de uma forma séria e construtiva, em conjunto com as associações de jovens nacionais, regionais e locais, tal como referiu o vereador.

 

Na mesma reunião foram aprovadas as duas propostas apresentadas pela Comissão Permanente: um programa de apoio às Repúblicas, através de uma Comissão de Acompanhamento e alterações à dinâmica e ao funcionamento dos Conselhos Municipais da Juventude.

 

O vereador aproveitou ainda este CMJ para anunciar que os membros do Conselho podem apresentar contributos para a construção das GOP de 2023 durante as próximas três semanas.

 

 

 

 

Neste CMJ foram, ainda, analisados os indicadores de participação das Associações nos regulamentos disponíveis para apoio às atividades juvenis, tendo-se concluído que é muito importante dinamizar a participação das associações na utilização dos instrumentos que têm disponíveis para apoio às suas dinâmicas.

 

De acordo com o vereador do pelouro, Carlos Matias Lopes, na sua intervenção inicial, “as novas gerações devem encontrar em Coimbra, nas instituições que governam a cidade, um parceiro no desenvolvimento de todo o seu potencial”. “Só através de um diálogo sério e sustentável, é possível lançar um conjunto de medidas e iniciativas, no sentido de garantir à Juventude o acesso aos seus direitos e à sua participação efetiva na tomada de decisões”, explicou o vereador. “Estamos conscientes da importância dos jovens, não podemos ignorar que o futuro e o desenvolvimento da sociedade atual têm de contar com a participação da juventude”, concluiu Carlos Matias Lopes.

 

O próximo CMJ vai decorrer no próximo mês de dezembro.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×