28 Outubro 2022

Novembro é o mês da Rede Social de Coimbra cheio de iniciativas e ações sociais

Novembro é o mês da Rede Social de Coimbra cheio de iniciativas e ações sociais

Em novembro, o Departamento de Desenvolvimento Social, Saúde e Ambiente (DDSA) da Câmara Municipal (CM) de Coimbra e a Rede Social de Coimbra (RSC) vão levar a cabo um conjunto de iniciativas envolvendo os parceiros da Rede nos mais diversos campos de ação. Do vasto programa, assinale-se o encontro da RSC dia 25 de novembro, data em que se comemoram os 19 anos da Rede, e a apresentação pública, pela primeira vez, da Comissão Municipal de Proteção ao Idoso de Coimbra (CoMPIC), no Salão Nobre da CM de Coimbra.

Novembro vai ser o mês da Rede Social de Coimbra (RSC). Este é o mote do programa preparado pelo Núcleo Executivo do Conselho Local de Ação Social de Coimbra (CLAS/C), composto por diversas iniciativas abrangendo as diferentes áreas da RSC, que vão decorrer durante todo o mês, sob a responsabilidade dos vários grupos que trabalho que compõem a Rede.

 

O programa arranca a 02 de novembro, com a realização do plenário do Conselho Local de Ação Social de Coimbra, na Casa Municipal da Cultura, na Rua Pedro Monteiro, entre as 9h30 e as 12h30.

 

Sob responsabilidade do grupo de trabalho Crianças e Jovens, vão decorrer duas ações. De 03 a 14 de novembro, vai estar patente nos claustros do Convento de São Francisco (CSF), entre as 9h30 17h00 de 2ª feira a 6ª feira, promovida pelo Grupo Laço Azul, uma exposição intitulada “Convenção sobre os direitos da Criança”. Já no dia 08 de novembro, também no CSF, na Sala Almedina, os interessados podem participar numa tertúlia com o tema “Criança hoje… Estratégias e desafios”, a partir das 14h30 e até às 16h30.

 

Dia 10 de novembro, o grupo trabalho “Pessoas Idosas” está encarregue da apresentação pública, pela primeira vez, da Comissão Municipal de Proteção ao Idoso de Coimbra (CoMPIC), no Salão Nobre da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, entre as 9h30 e as 12h00. A CoMPIC pretende, através de uma equipa multidisciplinar e interinstitucional, garantir os direitos das pessoas idosas residentes no município de Coimbra, prevenindo e intervindo nas situações que coloquem em risco o seu bem-estar e a sua qualidade de vida, privilegiando a informação, a promoção e a cooperação.

 

Conjuntamente, os grupos de trabalho “Pessoas em situação de sem-abrigo” e “Pobreza e Exclusão Social” vão organizar um encontro subordinado ao tema “Habitação, Pobreza e Exclusão Social: Realidades e Desafios”, dia 18 de novembro, na Casa Municipal da Cultura, entre as 9h30 e as 17h30.

 

Dia 24 de novembro, o grupo da “Saúde” vai levar a cabo um rastreio “Mais vale saber que esconder. Teste-se”, como forma de sensibilização para as Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST), no Mercado D. Pedro V, entre as 9h30 e as 12h30.

 

Do programa consta, também, o encontro da RSC, organizado pelo grupo de trabalho “Rede Social e Comunidade”, a 25 de novembro, dia em que se comemora os 19 anos da RSC, no Conservatório de Música de Coimbra, entre as 9h30 e as 17h30.

 

A última iniciativa deste programa cabe ao grupo de trabalho “Pobreza e Exclusão Social”. Trata-se de uma ação de formação e informação, “Procura Ativa de Emprego”, que vai decorrer dia 29 de novembro, das 10h00 às 12h30, na Casa Municipal da Cultura.

 

Em Coimbra, o Programa Rede Social foi criado em novembro de 2003, contando, atualmente, o CLAS/C com 315 entidades parceiras (entidades públicas, privadas, instituições particulares de solidariedade social (IPSS), entre outras), cuja intervenção passa por múltiplas áreas do setor social e que têm contribuído, de forma ativa, para a dinamização e desenvolvimento social local.

 

 

 

Anexos

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×