11 Outubro 2022

Paulo Pires assume direção do Departamento de Cultura e Turismo da CM de Coimbra e programação cultural do Convento São Francisco

Paulo Pires assume direção do Departamento de Cultura e Turismo da CM de Coimbra e programação cultural do Convento São Francisco

A desempenhar, desde 01 de junho de 2022, funções de Chefe de Divisão na Divisão de Cultura e Promoção Turística da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Paulo Pires assume agora a direção do Departamento de Cultura e Turismo (DCT) da autarquia. O novo diretor de Cultura e Turismo assume, ainda, o cargo de programador do Convento São Francisco (CSF).

Após a saída de Francisco Paz por motivo de aposentação no passado dia 04 de outubro, Paulo Pires detém agora o cargo de direção intermédia de 1º grau ocupado pelo seu antecessor, acumulando ainda a direção do Departamento de Cultura e Turismo com a programação cultural e artística do CSF, conforme despacho do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, datado de 09 de outubro.

 

Como objetivos centrais da sua intervenção, figuram a reestruturação da área da cultura da CM de Coimbra, a transição física da equipa da cultura para o CSF, a articulação e alinhamento do eixo cultura-turismo com outras áreas orgânico-funcionais da autarquia, como a educação, a intervenção social, a inovação-empreendedorismo e a economia/meio empresarial (com atividades e projetos intersectoriais em lógica convergente) e com entidades externas, bem como a apresentação e dinamização de uma estratégia e plano de ação plurianual para o campo da cultura, e a consequente revisão da política municipal de eventos.

 

Nesta linha, inscrevem-se ainda a criação de um novo programa municipal de apoio ao ecossistema cultural, a implementação de planos de capacitação para os agentes culturais e equipas municipais, a renovação da narrativa identitária e promocional do território ‘Coimbra’, a revisão dos processos, práticas e instrumentos de comunicação e marketing culturais, o aumento e capacitação da equipa de logística alocada ao Departamento de Cultura e Turismo e ainda a reconfiguração da identidade e da estratégia programáticas do CSF.

 

Uma aposta mais vincada e aprofundada em torno das áreas da museologia e das bibliotecas e arquivos, sobretudo com incremento da sua escala e da articulação intersectorial, assim como a dinamização de projetos estruturantes e de práticas de formação/capacitação, nomeadamente na vertente da mediação cultural e artística, são outros desideratos do Departamento de Cultura e Turismo nesta nova etapa.

 

Paulo Pires é licenciado em Estudos Portugueses pela Universidade do Algarve. Foi adjunto no Gabinete da ex-ministra da Cultura no XXII Governo Constitucional, bem como assessor na Direção-Geral das Artes. Foi anteriormente membro do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, tendo igualmente exercido funções de direção artística e de programação cultural no Município de Loulé entre 2015 e 2021 nas áreas das artes performativas, artes visuais e cruzamento disciplinar.

 

O novo diretor do Departamento de Cultura e Turismo da CM de Coimbra foi também coordenador da programação cultural do Município de Silves entre 2008 e 2015, além de mediador cultural e artístico, investigador no campo do património cultural imaterial, docente nos ensinos secundário e universitário, formador, arquivista, editor, músico e cronista/ensaísta nas áreas da cultura, artes, programação e mediação, escrevendo regularmente nos jornais “Público” (“Ípsilon”) e “Expresso”/“Blitz”.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×