27 Outubro 2022

“Seja o herói na vida de alguém” e dê sangue na próxima 2ª feira, na Praça do Comércio

“Seja o herói na vida de alguém” e dê sangue na próxima 2ª feira, na Praça do Comércio

Na próxima segunda-feira, dia 31 de outubro, decorre a campanha “Seja o herói na vida de alguém”, no edifício da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, na Praça do Comércio. O desafio, lançado no âmbito dos 25 anos da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis (RPMS), que o Município de Coimbra integra desde 2018, resulta de uma campanha de sensibilização levado a cabo pelo Departamento de Desenvolvimento Social, Saúde e Ambiente (DDSA) da CM de Coimbra para a necessidade de ser dador de sangue. A colheita vai decorrer entre as 10h00 e as 18h00, no edifício da CM de Coimbra na Praça do Comércio, n. 65, em parceria com o Instituto Português do Sangue e Transplantação, IP (IPST, IP).

“Seja o herói na vida de alguém” é uma ação de colheita de sangue promovida pelo Departamento de Desenvolvimento Social, Saúde e Ambiente (DDSA) da CM de Coimbra, no âmbito das comemorações dos 25 anos da RPMS. A ação decorre na próxima segunda-feira, entre as 10h00 e as 18h00, no edifício da CM de Coimbra na Praça do Comércio, n. 65.

 

A CM de Coimbra, como membro da RPMS, escolheu esta ação de colheita de sangue em parceria com Instituto Português do Sangue e Transplantação, IP (IPST, IP) para assinalar as comemorações RPMS. Com o objetivo de sensibilizar a população para a dádiva de sangue, também, neste dia e de forma simbólica, vai estar hasteada a bandeira da RPMS nos Paços do Concelho, entre as 9h00 e as 12h30.

 

“Diariamente, são necessárias entre 900 e 1000 unidades de sangue nos serviços hospitalares portugueses, sendo que, pela legislação atual, a compra e venda de sangue é proibida. Ao longo dos últimos dois anos, o IPST, IP tem alertado diversas vezes para as dificuldades em repor os níveis satisfatórios de unidades de sangue para fazer face às necessidades, em parte fruto da pandemia de Covid-19 e, também, por falta de conhecimento em relação à dádiva”, pode ler-se na informação técnica, citando relatório do IPST, IP.

 

Esta iniciativa enquadra-se, ainda, na Estratégia Municipal de Saúde (EMS), um instrumento de planeamento estratégico no domínio da saúde a nível local, que visa a promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida da população residente no município, assim como procura estratégias para diminuir as desigualdades e injustas associadas às características dos locais de residência, trabalho e ensino, onde as populações nascem, vivem, trabalham e envelhecem.

 

A EMS é constituída por dois volumes: o Perfil Municipal de Saúde e o Plano Municipal de Saúde. O Perfil faz um diagnóstico das condições que afetam a saúde e a doença dos munícipes, residentes ou não, relevando a influência do contexto social, económico, físico e construído, na saúde individual e coletiva dos cidadãos e no Plano definem-se as prioridades e ações a desenvolver no município de acordo com os problemas e necessidades sentidas”.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×