14 Novembro 2022

CM de Coimbra lança visualizador externo sobre limpeza de vias e manutenção dos espaços públicos

CM de Coimbra lança visualizador externo sobre limpeza de vias e manutenção dos espaços públicos

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra lançou hoje, dia 14 de novembro, um visualizador externo que vai permitir aos munícipes consultar as entidades responsáveis pela limpeza de todas as vias e arruamentos do concelho, bem como pela gestão e a manutenção dos espaços verdes. O visualizador, denominado “Limpeza de Vias e Espaços Públicos”, vem na sequência da postura de transparência que o Executivo municipal pretende imprimir na gestão da autarquia e foi criado internamente pelos serviços municipais, no âmbito dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

O Município de Coimbra disponibiliza a partir de hoje, dia 14 de novembro, um visualizador SIG denominado “Limpeza de Vias e Espaços Públicos”. O visualizador, que foi desenvolvido internamente entre diversos serviços municipais (Divisão de Informação Geográfica e Cadastral, Divisão de Espaços Verdes e Jardins, Divisão de Saúde e Ambiente e Gabinete de Apoio às Freguesias), vai permitir aos munícipes consultar a entidade responsável pela varredura e lavagem de todas as ruas do concelho e ainda pela gestão/manutenção de todos os espaços verdes públicos de Coimbra. Brevemente, este visualizador que continua em permanente atualização, vai permitir também perceber a localização de todos os pontos de recolha de resíduos sólidos urbanos, bem como a respetiva responsabilidade de recolha.

 

Esta iniciativa, para além de evidenciar a postura de transparência que o Executivo municipal pretende imprimir na gestão da autarquia, pode ajudar a fomentar o processo de cidadania ativa/participada. Com este visualizador, os munícipes ficam a saber a quem se devem dirigir sempre que identificarem uma via que precise de limpeza ou um espaço verde que precise de manutenção, uma vez que se tem verificado haver dúvidas sobre as entidades responsáveis pela execução destes trabalhos, com quem a Câmara Municipal tem vindo a celebrar contratos, face aos novos desafios e às cada vez mais exigências imputadas às câmaras municipais.

 

No que concerne à varredura e lavagem de ruas, o visualizador permite identificar, através de um intuitivo sistema de cores, a entidade responsável: Divisão de Saúde e Ambiente da CM de Coimbra, respetiva Junta de Freguesia, SUMA, APCC, Infraestruturas de Portugal e Agência Portuguesa do Ambiente. Já relativamente aos espaços verdes, usando novamente um sistema de cores, é possível perceber de quem é a gestão/manutenção dos espaços: CM de Coimbra, “gestão camarária através de prestação de serviços”, “gestão camarária através de protocolo de gestão”, Juntas de Freguesia, condomínios (com e sem acordo) e “outras entidades”.

 

“A inovadora publicação do visualizador externo SIG referente à ‘Limpeza de Vias e Espaços Públicos’ no concelho de Coimbra, identificando as entidades responsáveis pela mesma, é demonstrativo do compromisso de transparência, trabalho, organização e empenho constantes na permanente procura de um concelho melhor”, explica José Manuel Silva.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×