23 Novembro 2022

CM de Coimbra vai assinalar Dia da Floresta Autóctone na próxima semana

CM de Coimbra vai assinalar Dia da Floresta Autóctone na próxima semana

Hoje, dia 23 de novembro, assinala-se o Dia da Floresta Autóctone, uma adaptação aos países mediterrânicos do Dia Mundial da Árvore, celebrado a 21 de março. Face às condições atmosféricas dos últimos dias, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra entendeu assinalar esta efeméride apenas na próxima semana com várias ações, cujo programa detalhado será brevemente anunciado. A data vai ser assinalada com plantação de espécies autóctones, sementeira de bolotas de sobreiro, ações de sensibilização da população e início de ações de controlo de espécies invasoras.

A CM de Coimbra tinha previsto para hoje, dia 23 de novembro, um conjunto de ações para assinalar do Dia da Floresta Autóctone. No entanto, face às condições atmosféricas dos últimos dias e que alteraram as condições de terreno, entendeu-se assinalar a efemérida da Floresta Autóctone apenas na próxima semana.

 

A autarquia, ciente da importância da floresta autóctone e do seu contributo para o funcionamento dos ecossistemas urbanos e periurbanos, vai associar-se às comemoração deste dia, na próxima semana, com um programa que inclui vários tipos de ações: plantação de espécies autóctones em seis locais; sementeira de bolotas de sobreiro, em quatro locais; ações de sensibilização da população através de pequenos briefings nos locais (envolvendo público escolar, Associações de Moradores e outros participantes); início de ações de controlo de espécies invasoras em um local. O programa detalhado será anunciado em breve.

 

Recorde-se que este dia surge por adaptação aos países mediterrânicos do Dia Mundial da Árvore (21 de março), criado inicialmente em países do norte da Europa, para datas consentâneas com os períodos de plantação e de sementeira próprios das condições climatéricas dos países da Europa do Sul.

 

O programa previsto para assinalar o Dia da Floresta Autóctone estão, naturalmente, em linha com a estratégia verde do atual Executivo Camarário, comprovada, entre outras medidas, na adesão ao Pacto de Autarcas, na pedonalização da Avenida Aeminium, na criação de um Departamento de Ambiente, na criação da Rede Municipal de Micro-Reservas para a Conservação da Natureza e Biodiversidade e na plantação de centenas de árvores (Plano Municipal de Arborização 2022).

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×