29 Novembro 2022

Intervenção inicial do vereador Carlos Matias Lopes | Reunião de Câmara, 28 de novembro

Intervenção inicial do vereador Carlos Matias Lopes | Reunião de Câmara, 28 de novembro

Intervenção do vereador da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Carlos Matias Lopes, no período Antes da Ordem do Dia da Reunião de Câmara de 28 de novembro. Entre outros temas, Carlos Matias Lopes destacou a recente conquista da CM de Coimbra, o Prémio Inclusão Pelo Desporto atribuído pelo Comité Paralímpico Nacional.

 

Intervenção na íntegra:

 

1) Prémio Inclusão pelo Desporto (Comité Paralímpico Nacional)

Reconhecimento por parte do Comité Paralímpico Nacional do trabalho e empenho que a Câmara Municipal tem tido nesta área.

Esta instituição máxima do desporto para pessoas com deficiência em Portugal é para nós um parceiro privilegiado, e a quem reconhecemos a sua importância e interesse público.

Este prémio é o reconhecimento do trabalho por nós iniciado há um ano.

Não temos dúvidas da importância que foi acolher o Dia Nacional Paralímpico (26 de setembro) e da sua integração no programa da 1ª edição da #EXPODESPORTO.

Neste âmbito, salientar também o trabalho de parceria que temos tido com as federações desportivas nacionais. Destacando o Judo, que está a fazer um trabalho extraordinário com os invisuais, e também o Sport Clube Conimbricense com os atletas na modalidade de futebol adaptado para invisuais.

 

2) Vamos apresentar o Plano de Eficiência Energética para Coimbra, no dia 07 de dezembro.

Antes desta data, será ainda analisado internamente, tendo em conta as múltiplas variáveis e diversidade de serviços nele envolvido. É um plano complexo, que envolveu vários departamentos, mas que irá ajudar-nos a construir o caminho e a tentar resolver e/ou minimizar as questões relacionadas com os consumos energéticos no concelho de Coimbra.

 

3) Situação do Clube Valonguense

Em resposta à Vereadora Regina Bento, informo que o Valonguense recebeu em 2019 apoios de 15.000 euros através do RMID, e que em 2022 esse apoio não poderá ser dado, uma vez que, neste momento, este clube não tem atletas filiados (alínea i) do artigo 5 do Regulamento).

A sua ausência é um dos fatores de exclusão, no âmbito deste regulamento de apoio do Desporto. A mesma situação é aplicada e verificada para o RMID, onde não foi apresentada candidatura.

 

4) A Gala do União de Coimbra (Clube União 1919)

Ocorreu no sábado (26 de novembro) e contou com a presença de cerca de 700 sócios e simpatizantes, sinal da vitalidade de um Clube que tem vindo a ultrapassar as suas dificuldades, que quase levaram ao seu desaparecimento há 4 anos, e que atualmente dá este sinal de vitalidade, com uma alma muito grande, o que muito engrandece o desporto e a Cidade de Coimbra.

Apraz-me registar e dar nota de mérito a um clube histórico da Cidade de Coimbra, com capacidade gestionária e desportiva renovada para enfrentar com ânimo o presente e o futuro!

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×