15 Novembro 2022

Intervenção inicial do vereador Miguel Fonseca | Reunião de Câmara, 14 de novembro

Intervenção inicial do vereador Miguel Fonseca | Reunião de Câmara, 14 de novembro

Intervenção do vereador da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Miguel Fonseca, no período Antes da Ordem do Dia da Reunião de Câmara de 14 de novembro. Miguel Fonseca recordou a formalização de Coimbra como membro da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica, bem como a distinção que a CM de Coimbra recebeu como “Melhor Município para Viver”, atribuída pelo Instituto de Tecnologia Comportamental e pelo “Jornal de Notícias”, que evidencia liderança destacada de Coimbra no indicador Saúde.

 

Intervenção na íntegra:

 

“As minhas primeiras palavras são para vos comunicar, publicamente, que após a aprovação em reunião de Câmara e da Assembleia Municipal, o Município de Coimbra já pertence à Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica, após a reunião ordinária da Assembleia Geral desta Associação que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Barcelos, no passado dia 4 de novembro, e na qual tive a honra de participar, em representação do Sr. Presidente. 

 

É, pois, uma satisfação ver o Município de Coimbra a juntar-se à Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica, que é constituída por 26 municípios portugueses empenhados na defesa, valorização e divulgação do património cultural e histórico cerâmico do nosso país.

 

Como todos sabemos, Coimbra sempre teve uma forte ligação a esta arte e chegou a reunir diversas oficinas e fábricas de cerâmica no centro da cidade e, sobretudo, na periferia, durante o século XX, existindo exemplos que comprovam a sua ligação à cerâmica desde muito cedo, ainda no século XVIII. A cerâmica tem uma longa tradição e grande importância socioeconómica no concelho de Coimbra. Esta arte é também uma característica da nossa cidade, uma identidade cultural de Coimbra que necessita de uma crescente divulgação e promoção.

 

A cerâmica antiga de Coimbra (a faiança) será também uma das áreas cujo património este Executivo pretende salvaguardar e proteger, no contexto da estratégia municipal para as artes e ofícios tradicionais e do património cultural imaterial a desenvolver nos próximos anos, prevendo-se ações diversas neste âmbito como a edição de livros, a organização de eventos e de outras atividades, nomeadamente acolhendo a exposição itinerante da Cerâmica Portuguesa.

 

A adesão do Município de Coimbra à Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica tem o objetivo de usufruir da força conjunta na promoção da criação artística e a difusão da cerâmica tradicional e contemporânea e no desenvolvimento de uma política de divulgação e de comercialização da oferta cerâmica nos diversos centros de produção em território nacional e no estrangeiro, constituindo um reencontro de Coimbra com a sua história!

 

Estamos, ainda, expetantes com a nossa participação no Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial de Cidades Cerâmicas, dada a sua dimensão, que engloba perto de duas centenas de cidades e vilas cerâmicas de sete países Europeus, prosseguindo uma missão de cooperação e de intercâmbio, sempre com o objetivo de destacar a cerâmica no quadro das novas políticas europeias para os territórios, estando ainda em perspetiva em 2023 uma vertente de internacionalização da Associação (seja pelo acompanhamento de iniciativas europeias neste âmbito, pela adesão à Academia Internacional de Cerâmica, da candidatura de Portugal a sede de eventos internacionais ligados à cerâmica ou a apresentação a projetos europeus, cofinanciados) que contribuirá para o estabelecimento de uma rede colaborativa que promova a cerâmica portuguesa.

 

II

 

Quero, também, dar-vos conta da distinção que recebemos como “Melhor Município para Viver”, atribuída pelo Instituto de Tecnologia Comportamental (INTEC) e pelo Jornal de Notícias (JN), que confirmou, não só com dados objetivos (quantitativos), mas também pela avaliação de inquéritos aplicados aos cidadãos (permitindo perceber as necessidades e prioridades de intervenção pelo município em matéria de políticas públicas, com vista a produzir impacto real e significativo no bem-estar da população), a liderança destacada de Coimbra no indicador Saúde.

 

A Saúde é, efetivamente, uma marca de Coimbra. A reputação dos nossos hospitais e de todos os que aí desenvolvem a sua atividade, a qualidade das nossas estruturas físicas e humanas e a excelência dos nossos centros de investigação médica contribuem para que Coimbra se destaque no panorama internacional e Portugal ocupe os lugares cimeiros no ranking europeu do setor da Saúde.

 

Coimbra tem o maior número de médicos e enfermeiros por mil habitantes, cuidados de saúde primários de excelência e garante facilidade de acesso a serviços médicos de qualidade em qualquer zona de residência. A nossa cidade tem esta marca, carrega esta grata responsabilidade de ser o maior centro hospitalar e universitário do país, de acolher grandes profissionais deste setor que levam o nome da cidade além-fronteiras pelos seus importantes feitos.

 

Coimbra é uma cidade de Saúde e este será sempre um setor estratégico e com grande potencial de crescimento. E isto é, sem dúvida, um motivo de orgulho para nós, Câmara Municipal, e para todos os conimbricenses.

 

Deve realçar-se que o estudo em questão realça ainda bons resultados objetivos e percetivos em outros domínios como “Ambiente” e “Ensino e Formação”, comprovando que Coimbra é um dos Melhores Municípios para Viver por promover o seu desenvolvimento económico, ambiental, e social de um modo sustentável. Estamos, pois, muito orgulhosos desta distinção, e pelo estudo que a sustenta, que não apenas enaltece os principais aspetos positivos que asseguram a qualidade de vida aos cidadãos atuais e também às gerações vindouras, mas também identifica oportunidades de melhoria!

 

III

 

Finalmente, deve realçar-se que o Instituto Pedro Nunes é o primeiro e único parceiro português dentro do EIC Ecosystem Partnership, um programa que procura prestar serviços especializados a startups europeias, que tenham projeto apoiado pelo Conselho Europeu de Inovação.

 

Assim, qualquer startup (não necessariamente portuguesa), que necessite de serviços especializados e altamente diferenciados para os seus projetos ou ideias de negócios pode recorrer ao IPN para os desenvolver, testar e implementar, com o respetivo financiamento a ser assegurado pela Comissão Europeia.

 

Pelo facto de integrar este ecossistema europeu, a Câmara Municipal de Coimbra saúda e enaltece o IPN, uma instituição de referência nacional e internacional na área da incubação de empresas de base tecnológica, que orgulha todos os conimbricenses pelo trabalho de excelência desenvolvido há mais de três décadas!”

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×