A intervenção tem como objetivo melhorar o funcionamento das infraestruturas de drenagem, separando a rede de águas residuais domésticas da que encaminha as águas pluviais. Esta é uma obra projetada para minimizar a ocorrência de inundações que se têm registado, naquela zona, ao longo dos anos, e que voltaram a ocorrer no passado mês de outubro.
Com um investimento que ultrapassa meio milhão de euros, a Águas de Coimbra está a executar 500 metros de coletores em PVC e ferro fundido dúctil, e quase um quilómetro de extensão de rede pluvial, em PVC e betão armado, para além da execução dos respetivos ramais e dos trabalhos finais de repavimentação. A modernização destas infraestruturas vai melhorar a sua eficiência e tornar a rede mais resiliente, numa rua que regista um longo histórico de problemas.
Sabendo que, nesta zona, o trânsito é intenso, mesmo em circunstâncias normais, a execução da obra da Águas de Coimbra está a ser coordenada com a Câmara Municipal, que irá implementar um plano de sinalização cuidado e contará com o apoio da Polícia de Segurança Pública nos dias úteis. Em período noturno, fins de semana e feriados, as valas de obra estarão tapadas, permitindo que se faça o percurso habitual.
Esta empreitada, que teve início em julho de 2022 e se prolongará até ao fim deste ano, é essencial para salvaguarda da segurança de pessoas e bens, da saúde pública e da sustentabilidade ambiental dos sistemas públicos de drenagem.
A empresa municipal solicita a todos os munícipes que respeitem as regras de segurança, atendendo à sinalização temporária de indicação dos trabalhos.
É possível obter mais informações e esclarecimentos sobre os trabalhos em curso, através do número 239 096 000 ou pelo endereço de correio eletrónico geral@aguasdecoimbra.pt
Nota da autoria da Águas de Coimbra