6 Dezembro 2022

Casa Municipal da Cultura e a Sala da Cidade expõem “Toma e Lê” que assinala Centenário da Biblioteca Municipal de Coimbra

Casa Municipal da Cultura e a Sala da Cidade expõem “Toma e Lê” que assinala Centenário da Biblioteca Municipal de Coimbra

A Casa Municipal da Cultura e a Sala da Cidade acolhem, até ao dia 25 de março de 2023, a exposição “Toma e Lê”, que assinala o arranque das comemorações do centenário da Biblioteca Municipal de Coimbra (BMC).

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, o vereador das Bibliotecas, Francisco Queirós, e o diretor do Departamento de Cultura e Turismo, Paulo Pires, estiram presentes na inauguração da exposição documental e (in)formativa intitulada “Toma e Lê”, que decorreu na passada quinta-feira,  dia 01 de dezembro. A exposição está distribuída em dois núcleos expositivos, que apresentam um itinerário de leitura da história da Biblioteca Municipal de Coimbra (com recurso à imprensa local) dividido em dois períodos: “Da Ideia a 1993”, patente na Sala da Cidade, e “De 1993 à Atualidade”, exibido na Galeria Pinho Dinis (Casa Municipal da Cultura). “Toma e Lê” – Um Século de Leitura Pública pretende, a partir de uma revisitação da imprensa periódica de Coimbra, celebrar a vida e obra de uma “casa de leitura”, cuja história centenária não pode dissociar-se do processo contemporâneo de secularização da leitura e de democratização do conhecimento.

 

A par da inauguração da exposição na Sala da Cidade, teve lugar uma cerimónia de obliteração, com o lançamento de um selo dos CTT comemorativo do Centenário da BMC. O carimbo do primeiro dia marca a entrada em circulação do selo postal que, a par com o lançamento de um subscrito postal, vai fazer a BMC correr mundo.

 

No dia 24 de dezembro de 2022 passam 100 anos sobre o dia da inauguração da Biblioteca Municipal de Coimbra, efeméride que a CM Coimbra celebra levando a cabo um vasto e diversificado conjunto de iniciativas culturais que se prolongam até final do ano de 2023. Além das dinâmicas de continuidade dos diferentes serviços afetos à Biblioteca Municipal, a programação comemorativa vai sair reforçada com a concretização de mais ações na área expositiva, do teatro, da música, da dança, da poesia, da filatelia, do cinema e da literatura. Ao longo de um ano, vários escritores e outros protagonistas, ligados a diferentes criações e expressões artísticas, vão marcar presença em Coimbra para uma aproximação ainda mais firme entre a população, os seus utilizadores e esta “casa”.

 

A programação vai trazer a Coimbra prestigiados nomes da criação literária portuguesa, como Manuel Alegre, José Luís Peixoto, José Fanha, Valter Hugo Mãe ou Richard Zimler, entre outros, desdobrando-se em múltiplas iniciativas de poesia, de teatro, de música, de dança, de cinema e de outras vertentes culturais e artísticas que contam com a colaboração de algumas associações locais e/ou organismos que se associam ao evento.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×