16 Dezembro 2022

CM de Coimbra lança programa inédito de capacitação cultural do ecossistema associativo

CM de Coimbra lança programa inédito de capacitação cultural do ecossistema associativo

Entre 11 de janeiro e 14 de fevereiro de 2023, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai implementar, de forma inédita no concelho, um programa de capacitação cultural que compreende um conjunto de ações formativas destinadas principalmente ao ecossistema cultural (meio associativo) do concelho, mas também aos técnicos da área da cultura da autarquia. Esta medida estrutural agora encetada pela CM Coimbra integra-se também no âmbito da preparação da estratégia municipal para a cultura que a autarquia vai apresentar publicamente em janeiro de 2023.

A CM de Coimbra vai realizar um programa de capacitação cultural, a concretizar entre janeiro e fevereiro de 2023, coordenado pela consultora, produtora e formadora Maria João Garcia, reconhecida especialista neste domínio, a convite e em articulação com a Divisão de Cultura da CM Coimbra, realizando-se no Convento São Francisco, com acesso gratuito.

 

A equipa de formadores é constituída, para além de Maria João Garcia, por Inês Maia (ex-diretora de cena do Rivoli Teatro Municipal e professora convidada na ESMAE do Porto), Inês Lampreia (diretora de comunicação da associação Materiais Diversos e Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo ISCTE), Magda Bull (gestora cultural na Companhia Olga Roriz) e Vânia Rodrigues (gestora cultural e investigadora da Universidade de Coimbra).

 

A grelha temática a apresentar é abrangente e diversificada, incluindo os seguintes módulos: noções gerais e questões práticas relativas ao associativismo cultural; fiscalidade e segurança social; estatuto dos profissionais da área da cultura; produção e gestão na área cultural; comunicação cultural; oportunidades de financiamento/apoios e candidaturas; e mudanças e desafios no campo da cultura.

 

O conjunto de medidas formativas definidas pretende refletir as principais dimensões do universo associativo atual, abarcando questões do foro administrativo até temáticas mais estritamente laborais, além de um enfoque em vertentes mais criativas e artísticas, sempre com o intuito de fornecer uma visão holística e integrada deste vasto e plural universo.

 

Com a implementação deste programa de capacitação cultural, a CM Coimbra tem como objetivo central contribuir para que as entidades do concelho, independentemente do seu grau de estruturação organizacional, recursos materiais e humanos alocados, longevidade temporal, consistência técnica ou impacto no território, detenham um conhecimento mais aprofundado, abrangente, transversal e atualizado do universo cultural, criando ferramentas úteis que contribuam para desenvolver as suas estruturas.

 

Este programa realiza-se em horário pós-laboral e ao fim de semana e destina-se a associações, cooperativas, grupos informais, artistas em nome individual, criativos, educadores, mediadores, animadores e outros interessados.

 

Recorde-se que a CM Coimbra está igualmente a proceder à criação de um regulamento para o novo programa municipal de apoio ao ecossistema cultural, que foi alvo de contributos de várias entidades via Conselho Municipal de Cultura de Coimbra, encontrando-se atualmente em tramitação interna nos órgãos municipais competentes, de modo a ser colocado brevemente em discussão pública.

 

Para mais informações e inscrições (gratuitas e obrigatórias) no programa de capacitação cultural, os interessados devem usar o seguinte email: dct@cm-coimbra.pt

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×