20 Dezembro 2022

Intervenção inicial do vereador Miguel Fonseca | Reunião de Câmara, 19 de dezembro

Intervenção inicial do vereador Miguel Fonseca | Reunião de Câmara, 19 de dezembro

Intervenção do vereador Miguel Fonseca no período Antes da Ordem do Dia da Reunião de Câmara de 19 de dezembro. O vereador felicitou publicamente as 52 empresas de Coimbra que foram distinguidas com o estatuto de PME Excelência 2021 e destacou o facto de Coimbra integra o grupo de sete cidades portuguesas classificadas entre as 1.000 melhores do mundo para start-ups.

 

“Em primeiro lugar, gostaria de felicitar publicamente as 52 empresas de Coimbra que foram distinguidas com o estatuto de PME Excelência 2021.

 

Este Estatuto é atribuído pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal, em parceria com 10 Bancos a operar em Portugal e Sociedades de Garantia Mútua, pretendendo destacar, no total de 11 228 empresas classificadas como PME Líder, as que apresentam as melhores notações de rating e um desempenho superior em termos económico-financeiros.

 

Foi, pois, com bastante orgulho que soubemos que, num universo de 3 881 empresas representativas dos vários setores de atividade e responsáveis em conjunto por 123 140 postos de trabalho, 52 PME do concelho de Coimbra (num universo de 146 empresas do distrito) foram distinguidas com o estatuto de PME Excelência 2021, o que representa um acréscimo de 14 empresas face a 2020 e de 28 empresas comparativamente a 2015.

 

Estão todas de parabéns! Este selo de reputação é um justo reconhecimento pela performance económico-financeira destas empresas, que demonstraram uma elevada robustez e resiliência, num contexto marcado por enorme incerteza e que exigiu rápida adaptação e, em simultâneo, uma gestão prudente, que certamente irá manter-se no próximo ano. Neste contexto, reafirmamos a total disponibilidade deste Executivo Municipal para receber estas e todas as outras empresas do concelho de Coimbra e as acompanhar e apoiar da melhor forma possível, dentro das competências da autarquia. Queremos ajudar as empresas a crescer e acreditamos que o número de empresas do concelho que será merecedor destas e outras distinções vai aumentar cada vez mais.

 

Por outro lado, deve destacar-se que Coimbra integra o grupo de sete cidades portuguesas classificadas entre as 1.000 melhores do mundo para start-ups, de acordo com os dados analisados pela HelloSafe (uma plataforma que permite comparar produtos financeiros) com base numa base de dados da Startup Blink.

 

De acordo com este ranking anual, que permite estabelecer o top 100 dos melhores países e top 1000 das melhores cidades do mundo para criar e desenvolver startups, que é liderado por São Francisco, Nova Iorque e Londres, Lisboa é a única cidade portuguesa no Top 100 mundial (ocupando a 83ª posição). Segundo o StartupBlink Global Startup Ecosystem Map existem atualmente cerca de 332 startups, 5 aceleradoras e 37 espaços de coworking em Portugal, sendo o 16º melhor país da Europa para startups e 28º do mundo. Neste contexto, Lisboa, Porto e Braga foram consideradas as cidades portuguesas mais propícias para o desenvolvimento de novos projetos empresariais em Portugal, merecendo especial realce que Coimbra ocupe o 4º lugar a nível nacional e 441º no ranking mundial, tendo subido nada mais nada menos do que 56 lugares face ao ano 2021. 

 

Esta distinção vem naturalmente reforçar o empenho do Executivo em trabalhar conjuntamente com a Universidade de Coimbra e com as restantes escolas do ensino superior e profissional para promover e acelerar a criação e fixação de start-ups no concelho, assim como apoiar todas as iniciativas que permitam reforçar uma cultura de inovação e atratividade para a iniciativa empresarial e a criação de riqueza no concelho, potenciando assim o nosso excelente ecossistema empreendedor, e que tem ainda um elevado potencial de crescimento.

 

Para terminar, e como esta é a última reunião de Câmara de 2022, aproveito esta ocasião para desejar a todos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo, principalmente com muita saúde, pois o resto virá por acréscimo!”

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×