7 Dezembro 2022

Visitas guiadas em dezembro dão a conhecer Saramago, António Nobre e arte barrista nos presépios

Visitas guiadas em dezembro dão a conhecer Saramago, António Nobre e arte barrista nos presépios

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra integra na sua oferta turística dois temas nas três visitas guiadas programadas para o mês de dezembro. Os contributos de António Nobre e de José Saramago na literatura portuguesa dos séculos XIX e XX e ainda a arte barrista na conceção de presépios fazem parte dos itinerários que permitem conhecer o património edificado, natural e imaterial da cidade.

No mês de dezembro, o programa de visitas guiadas promovido pelo Município convida a percorrer os locais frequentados por António Nobre, aquando da sua breve passagem pela Universidade de Coimbra, e a revisitar os lugares por onde José Saramago passou, aquando da sua Viagem a Portugal, em Coimbra. Este mês o destaque ainda para a visita natalícia, dedicada à arte barrista na conceção de presépios, focando o seu desenvolvimento no nosso país.

 

As visitas temáticas são dirigidas ao público em geral, acolhendo um mínimo de seis e um máximo de 25 participantes. A participação nas visitas é gratuita, mas requer inscrição prévia através do telefone (239702630), por email (roteirosdecoimbra@cm-coimbra.pt) ou, presencialmente, na Casa Municipal da Cultura (Rua Pedro Monteiro). Serão consideradas apenas as inscrições até às 15h00 do último dia útil antes da data da realização das visitas.

 

Na próxima terça-feira, dia 13 dezembro, às 15h00, decorre a ação “António Nobre em Coimbra”, uma visita guiada a espaços (exteriores) associados ao percurso estudantil, em Coimbra, do Poeta da Saudade e da Tristeza, autor “do livro mais triste que há em Portugal”, como o próprio autor o descreveu. Poeta de grande importância para a literatura em Portugal, que traduz o ambiente de fim do século XIX, pleno de mudanças e revoltas, dividido entre a modernidade e o apego à ruralidade. A iniciativa é gratuita e o ponto de encontro é na Praça D. Dinis.

 

Na semana seguinte e de forma a antever a época natalícia, dia 20 dezembro, a partir da 15h00, decorre uma visita guiada ao presépio da Igreja de Santo António dos Olivais, com o objetivo de dar a conhecer as origens e evolução ao longo dos tempos deste modo de sentir o Natal no mundo português. Neste presépio é possível encontrar uma série de aspetos demonstrativos de um sentido de humor muito português através de expressões artísticas que não pretendem ser eruditas, mas que procuram de alguma forma aproximar e humanizar os objetos, fazendo com que o espectador se sinta parte integrante da cena representada. A visita pretende ainda dar a conhecer e sensibilizar para a importância deste legado artístico existente na cidade-berço de Joaquim Machado de Castro, o escultor de referência do século XVIII, que ficou no imaginário coletivo associado à elaboração de presépios. A iniciativa é gratuita e o ponto de encontro é na escadaria da Igreja de Santo António dos Olivais.

 

Já na última semana de 2022, no dia 29 dezembro, 15h00, decorre a visita “Na Baixa de Coimbra, pela mão de Saramago”. Trata-se de uma visita integrada no conjunto de visitas sob o tema genérico “José Saramago, Viajante em Coimbra”. Em ano e mês de centenário do nascimento de José Saramago, esta visita guiada recria etapas do passeio feito pelo “viajante” na cidade de Coimbra, em janeiro de 1980, narrado na obra Viagem a Portugal, que serve de guião do percurso ao longo do qual serão lidos e descodificados excertos referentes aos locais vivenciados pelo autor na nossa cidade. A iniciativa é gratuita e o ponto de encontro é no Largo da Portagem.

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×