31 Janeiro 2023

NG Motors vai instalar hangar no Aeródromo Municipal Bissaya Barreto para desenvolvimento de motores

NG Motors vai instalar hangar no Aeródromo Municipal Bissaya Barreto para desenvolvimento de motores

A NG Motors, Lda., uma empresa start up com sede em Coimbra que pretende lançar soluções de propulsão sustentáveis e ecológicas no mercado mundial, vai instalar um hangar amovível no Aeródromo Municipal Bissaya Barreto (AMBB). Uma proposta aprovada, ontem, dia 30 de janeiro, na reunião da Câmara Municipal (CM) de Coimbra. O Executivo municipal aprovou, ainda, a isenção das taxas referentes à instalação do hangar, atendendo ao relevante interesse municipal desta proposta da NG Motors, Lda.

A proposta surge na sequência de um pedido da empresa NG Motors, Lda. para instalar no Aeródromo Municipal um hangar amovível, por um período de quatro anos, e correspondente isenção de taxas. A NG Motors, Lda. é uma empresa start-up com sede em Coimbra, que tem por missão fornecer soluções de propulsão sustentáveis e ecológicas para o mercado mundial.

 

A solução amovível vem colmatar a inexistência de hangares para arrendar no Aeródromo Municipal e vai ao encontro dos objetivos da empresa de continuar a desenvolver a sua atividade em Coimbra, não se transferindo para outras localidades onde existem estas infraestruturas aeronáuticas.

 

O hangar vai possibilitar o desenvolvimento de toda uma nova geração de motores para o segmento da aviação, mais ecológicos e seguros do que os atuais, armazenamento das aeronaves de testes, equipamentos e outras estruturas necessárias a esta operação, refere a informação técnica dos serviços municipais. “Para o desenvolvimento dos motores, há a necessidade de montar e desmontar continuamente componentes, operar hélices a rodar a elevadas rotações, assim como colocar os referidos motores em fuselagens, de modo a serem testados em voo a partir do aeródromo, realizando os necessários ensaios para posterior certificação”, sublinha a informação técnica camarária.

 

A informação dos serviços municipais adianta, ainda, que os responsáveis da empresa, composta por uma equipa experiente quer na área do desenvolvimento e diagnóstico de equipamento de motores, quer na área do processamento de dados em tempo real, mostram-se disponíveis para no futuro investirem no aeródromo, através da construção e exploração de hangares e, também, na criação de uma unidade fabril de fabricação e montagem dos seus equipamentos, se tiverem sucesso mundial.

 

A proposta de autorizar a instalação do hangar e isentar o pagamento de taxas justifica-se, de acordo com os serviços, pelo manifesto interesse público do projeto no seu objetivo de fornecer para o mercado aeronáutico mundial soluções de propulsão sustentáveis, ecológicas, com mais segurança, para além de  se fixar em Coimbra uma empresa de investigação e desenvolvimento, com a correspondente criação de postos de trabalho e riqueza para a cidade, numa troca de experiências com o mundo  académico, em particular com o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), que está a ministrar um curso superior de Manutenção de Aeronaves.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×