9 Janeiro 2023

Nota de pesar pelo falecimento de Carlos Santarém Andrade

Nota de pesar pelo falecimento de Carlos Santarém Andrade

A Câmara Municipal de Coimbra, através do seu presidente José Manuel Silva, lamenta profundamente a morte de Carlos Santarém Andrade, que faleceu ontem, dia 08 de janeiro, aos 81 anos. Carlos Santarém Andrade chefiou a Biblioteca Municipal de Coimbra (BMC) durante 13 anos.

Carlos Santarém Andrade nasceu em Gouveia a 12 de janeiro de 1941. Embora licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra foi, contudo, como bibliotecário e como investigador da história cultural e literária coimbrã que se notabilizou. Exerceu funções na Biblioteca Municipal de Coimbra até 31 de outubro de 2008, data em que se aposentou, tendo mesmo exercido as funções de Chefe de Divisão da Biblioteca e Arquivo, entre 1987 e 2000. No universo das suas vastas funções, regista-se o legado do seu trabalho no Gabinete de História da Cidade, tendo reunido todo fundo local e que se assume como um dos mais importantes acervos da biblioteca e da cidade. Publicou numerosos estudos não somente sobre a revista Presença, mas também sobre a ligação de muitos escritores e outros intelectuais dos séculos XIX e XX com a Universidade e a cidade de Coimbra.

 

José Manuel Silva lamenta a morte de Carlos Santarém Andrade, lembrando “a sua profunda dedicação à Biblioteca Municipal”. “Carlos Santarém Andrade ofereceu grande parte da sua vida ao desenvolvimento do serviço público de leitura em Coimbra e, sobretudo, à abertura da Biblioteca Municipal à sociedade, pelo que a ele devemos este reconhecimento público”.

 

O presidente da Câmara fez, ainda, menção a Carlos Santarém Andrade na reunião de hoje, 09 de janeiro, do Executivo Municipal, onde foi cumprido um minuto de silêncio em memória do antigo dirigente da BM de Coimbra.

 

Neste momento de dor e profunda consternação, o Município de Coimbra endereça os mais sentidos pêsames à família e aos amigos de Carlos Santarém Andrade.

 

Recorde-se que, no dia 05 de outubro de 2022, como parte integrante do programa evocativo do Município para o Dia da República, foi lançada a obra “Coimbra e a República – da propaganda à proclamação”, da autoria de Carlos Santarém Andrade, na Casa Municipal da Cultura, com a presença de Fernando Catroga. Para além apresentação do livro, o momento foi ainda assinalado com uma visita à exposição biobibliográfica “Retalhos da vida de um bibliotecário”, com diversos artigos (fotografias, recortes de jornais, entre outros), do espólio de Carlos Santarém Andrade, que esteve em exibição no espaço educativo da Biblioteca Municipal.

 

Mais recentemente, no dia 01 de dezembro de 2022, Carlos Santarém Andrade marcou presença na inauguração da exposição “Toma e Lê”, que assinalou o arranque das comemorações do centenário da Biblioteca Municipal de Coimbra. Na cerimónia de inauguração, Carlos Santarém teve ainda a oportunidade de participar na cerimónia de obliteração de um selo dos CTT comemorativo do Centenário da Biblioteca.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×