16 Janeiro 2023

Plano de Pormenor da Estação de Coimbra B vai ser apresentado esta quarta-feira

Plano de Pormenor da Estação de Coimbra B vai ser apresentado esta quarta-feira

O Plano de Pormenor (PP) da Estação de Coimbra B vai ser apresentado publicamente na próxima quarta-feira, dia 18 de janeiro, pelas 10h20, no Salão Nobre da Câmara Municipal (CM) de Coimbra. A apresentação vai contar com a presença do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, da vereadora do Urbanismo e da Mobilidade, Ana Bastos, do vice-presidente da Infraestruturas de Portugal, Carlos Fernandes, e do arquiteto catalão Joan Busquets, responsável pelo estudo urbanístico de suporte ao Plano de Pormenor.

A Estação de Coimbra B vai ser objeto de uma intervenção de profunda requalificação, no sentido de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos e de reforçar a sua centralidade, num processo que vai contar com o envolvimento do arquiteto catalão Joan Busquets. Coimbra vai passar, então, a dispor dos serviços de alta velocidade diretamente da Estação de Coimbra B, uma decisão tomada no âmbito dos estudos realizados pela IP para a construção da nova linha de Alta Velocidade entre Porto e Lisboa. Na quarta-feira, dia 18 de outubro, o Salão Nobre da CM de Coimbra vai acolher a primeira sessão pública de apresentação do Plano de Pormenor, que vai contar com a apresentação do Estudos Urbanísticos da Estação de Coimbra, pela B. Landscape Arquitectura Y Urbanismo (BLAU), do arquiteto Joan Busquets.

 

Esta estação será, assim, “objeto de uma intervenção de profunda requalificação, no sentido de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos e de reforçar a sua centralidade, passando a ter um caráter multimodal agregando várias valências e constituir-se-á como o centro de um novo polo de atividade social e económica da Cidade de Coimbra”, lê-se na informação dos serviços municipais que foi levada à última reunião de Câmara, de 09 de janeiro, na qual foi aprovada a celebração de um protocolo de cooperação entre a CM de Coimbra e a IP para a elaboração de estudos para o PP da Estação de Coimbra B.

 

Recorde-se que este PP constitui “uma evolução dos estudos desenvolvidos em 2011 em parceria com a ex-Rede Ferroviária Nacional, com a ex-Rede de Alta Velocidade e com o Município para a elaboração do Plano de Urbanização da Entrada Poente e Nova Estação Central de Coimbra”, que nunca se concretizou e foi abandonado nos dois últimos mandatos. Todavia, o presente protocolo pretende recuperar essa discussão fundamental. “A área abrangida pelo PP corresponde à área de intervenção do projeto de construção da Estação de Coimbra e respetiva zona envolvente, num total de 143 hectares” e “os estudos a realizar incluem também uma reflexão geral sobre um perímetro mais alargado (273 hectares) para garantir a correta articulação das medidas do PP com o tecido urbano adjacente”, explica a informação técnica.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×