25 Janeiro 2023

Primeiro centro TUMO em Portugal vai abrir em Coimbra

Primeiro centro TUMO em Portugal vai abrir em Coimbra

O icónico edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones de Coimbra foi hoje, dia 25 de janeiro, palco da apresentação do entendimento entre vários parceiros para a abertura de um centro TUMO em Coimbra. Este será o primeiro centro de tecnologias digitais e criativas TUMO em Portugal, que vai contar com o apoio da Câmara Municipal (CM) de Coimbra.

O objetivo do projeto TUMO é capacitar os jovens a lidar melhor com os desafios e com as oportunidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade. Tal como explicou Pedro Santa Clara, mentor do projeto em Portugal, o programa TUMO é um conceito educativo inovador e colaborativo com capacidade transformacional. “O TUMO é um programa complementar ao ensino formal, descomplicado e acessível. As muitas áreas temáticas permitem chegar a jovens com interesses diferentes. A implementação de um centro TUMO é uma forma eficaz de gerar impacto imediato e alargado”, clarificou Pedro Santa Clara.

 

No centro TUMO Coimbra, 1.500 jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos vão adquirir competências em oito áreas temáticas na interseção da tecnologia com a criatividade: Modelação 3D, Animação, Desenvolvimento de Jogos, Programação, Música, Design Gráfico, Cinema e Robótica. Os programas são presenciais, totalmente gratuitos e acontecem depois da escola. A abertura das inscrições terá início já no segundo trimestre deste ano.

 

Através de um percurso de aprendizagem individual e personalizado, mas acompanhado por monitores, os jovens trabalham competências técnicas e sociais que depois aprofundam em workshops e laboratórios especializados. No final do seu percurso cada aluno tem um portfólio com os trabalhos realizados, um registo individual das suas aprendizagens.

 

O TUMO Coimbra é desenvolvido por uma associação de natureza privada sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o desenvolvimento educativo, criativo, cultural e tecnológico junto da camada mais jovem da população, através de modelos pedagógicos inovadores. O projeto representa um investimento de aproximadamente 7M€ nos primeiros quatro anos de operação.

 

Para além da cerimónia de assinatura do memorando de entendimento entre vários parceiros, este dia marcou ainda o início dos trabalhos de reabilitação do edifício. A intervenção destina-se a preparar 2000 m2 do edifício centenário com equipamento tecnológico ultramoderno para receber os primeiros jovens em setembro de 2023.

 

O evento contou com a presença de Gonçalo Quadros (Critical Software), Paulo Marques e Pedro Bizarro (fundadores da Feedzai), Daniel Redondo (Licor Beirão), José Pena do Amaral (BPI | Fundação ‘’la Caixa’’), Inês Oom de Sousa (Fundação Santander), Martin Essayan (Fundação Calouste Gulbenkian), José Manuel Silva (Câmara Municipal de Coimbra), Ana Figueiredo e Alcino Lavrador (Altice Portugal) e Miguel Lucas (Oxy Capital) que se uniram para promover a educação digital na cidade.

 

Para o presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, “receber o primeiro centro de tecnologias digitais e criativas TUMO em Portugal será um enorme privilégio para Coimbra, que evidencia como este é um concelho repleto de potencial e de talentos”. “Coimbra vai ganhar, assim, especial dinâmica com a presença destes 1500 jovens que terão a oportunidade de conceber um percurso de aprendizagem individual e personalizado. Este projeto vai permitir ainda a atração de mais talentos ao concelho, nas mais diversas áreas”, sublinhou José Manuel Silva. O autarca lembrou ainda a dinâmica que este projeto vai trazer para a zona central da cidade, contribuindo para a revivificação da Baixa de Coimbra e do Mercado Municipal D. Pedro V.

 

TUMO no mundo

 

O TUMO foi fundado em 2011 em Erevan, na Arménia. O projeto tem vindo a expandir-se com grande sucesso em todo o mundo, estando presente em países como a Alemanha e a França, num total de 14 Centros e 25.000 alunos ativos. Em 2023, abrem novos centros na Alemanha, Estados Unidos e Portugal.

 

A abertura em Coimbra marca o início de uma campanha de expansão de centros de educação TUMO por todo o território nacional. Prevê-se a abertura de mais centros em Portugal nos próximos anos.

 

Os parceiros

 

O projeto concretiza-se pela iniciativa de mecenas como a Critical Software, Paulo Marques e Pedro Bizarro (fundadores da Feedzai), o Licor Beirão, a Oxy Capital, a CM de Coimbra, a Altice Portugal, o BPI | Fundação ‘’la Caixa’’, a Fundação Santander e a Fundação Calouste Gulbenkian. Este projeto conta ainda com o Alto Patrocínio da Presidência da República.

 

A reabilitação do edifício está a cargo da CONSTRU, do Grupo Casais, sendo a TUU o parceiro responsável pela gestão de projeto e obra.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×