16 Fevereiro 2023

Amores, tentação e pecados de Bocage ontem nas “Quartas do Centenário”

Amores, tentação e pecados de Bocage ontem nas “Quartas do Centenário”

O programa “Quartas do Centenário”, que assinala o centenário da Biblioteca Municipal de Coimbra, recebeu, ontem, a palestra “Amores, Tentação e Pecados de Bocage”, proferida por Fernando Augusto Machado. O orador falou da vida e obra de Bocage, numa abordagem especial aos três temas do título: amor, tentação e pecado. A palestra foi ilustrada com a leitura de poemas de Bocage, que foram depois debatidos numa conversa.

A sessão baseou-se em quadros biobibliográficos de Bocage, com ênfase na dimensão da poesia erótica do poeta. Essas histórias da vida e obra do poeta foram ilustradas com a leitura e debate de poemas.

 

Fernando Augusto Machado é docente, aposentado, da Universidade do Minho. É licenciado em Filosofia pela Universidade de Coimbra, mestre em Filosofia da Educação e doutorado em Filosofia pela Universidade do Minho. Tem centrado a sua investigação na filosofia, na educação, na história das ideias em Portugal e na cultura portuguesa.

 

Tem várias obras publicadas, entre as quais: “Almeida Garrett e a introdução do pensamento educacional de Rousseau em Portugal”; “Rousseau em Portugal: da clandestinidade setecentista à legalidade vintista”; “Edição Crítica do Tratado da Educação de Almeida Garrett”; “Modernidade Portuguesa na senda de Garrett”; “Alves Martins, controvérsias de um bispo-frade liberal”; “Ideário educacional e pedagógico de Almeida Garrett – modernidade e tradicionalismo” e “Garrett e os frades”; “Garrett e as mulheres – deleites e delitos”.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×