24 Março 2023

CM de Coimbra associa-se à Hora do Planeta e desliga iluminação decorativa

CM de Coimbra associa-se à Hora do Planeta e desliga iluminação decorativa

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra associa-se à iniciativa Hora do Planeta, que se assinala amanhã, dia 25 de março, e vai desligar, entre as 20h30 e as 21h30, a iluminação decorativa da cidade, designadamente nos Paços do Município, nos Arcos do Jardim e em todas as rotundas em meio urbano. A iniciativa global do World Wide Fund For Nature (WWF), que já se realiza há mais de 15 anos, pretende consciencializar a população sobre as alterações climáticas. Com este apagão simbólico, Coimbra dá mais um passo no caminho da sensibilização da população para a sustentabilidade e para a eficiência no uso da energia.

Amanhã, dia 25 de março, entre as 20h30 e as 21h30, desligue a iluminação. É este o desafio de mais uma edição da “Hora do Planeta”, iniciativa a que a CM Coimbra se volta a associar. Para esse feito, a autarquia vai desligar, durante os 60 minutos da iniciativa global, a iluminação decorativa da cidade, designadamente nos Paços do Município, nos Arcos do Jardim e em todas as rotundas em meio urbano.

 

No entanto, como a Hora do Planeta vai muito além da ação simbólica de desligar as luzes durante 60 minutos uma vez por ano, a autarquia vai também desligar a iluminação ornamental (estátuas e monumentos), entre as 18h00 e as 23h00, e limitar a ativação das fontes ornamentais, entre as 10h00 e as 21h00, aos fins de semana. Esta medida denota, assim, como a CM de Coimbra, no seu dia a dia, tem procurado aplicar os princípios desta iniciativa, nomeadamente o combate às alterações climáticas. Com este apagão simbólico Coimbra dá mais um passo no caminho da sensibilização da população para a sustentabilidade e para a eficiência no uso da energia.

 

A primeira Hora do Planeta aconteceu em Sydney a 31 de março de 2007 como um gesto simbólico para chamar a atenção para o problema das alterações climáticas. No ano passado, já milhares de cidades, em 192 países, participaram na Hora do Planeta, que apagou mais de 12 mil monumentos e edifícios emblemáticos. A iniciativa global do WWF, que já se realiza há mais de 15 anos, pretende consciencializar a população sobre as alterações climáticas.

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×