17 Março 2023

Coimbra celebra centenário do nascimento de Eduardo Lourenço com programação cultural diversificada

Coimbra celebra centenário do nascimento de Eduardo Lourenço com programação cultural diversificada

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai participar nas comemorações do Centenário do Nascimento de Eduardo Lourenço, que se iniciam no dia 23 de maio em todo o país, têm a duração de um ano e estão a ser preparadas, colaborativamente, por várias entidades nacionais e estrangeiras, sob coordenação do Centro de Estudos Ibéricos e da CM da Guarda. A programação de Coimbra vai destacar a vida e obra do autor numa perspetiva artística e multidisciplinar, no plano das artes performativas e visuais, pretende disseminar o pensamento e a ligação do escritor à cidade, através de ciclos de conversas, conferências e da criação de um roteiro turístico, e vai envolver a comunidade escolar do concelho. Coimbra vai ser, também, a cidade escolhida para o encerramento do programa comemorativo, em maio do próximo ano, com um espetáculo a realizar no Convento São Francisco.

O pré-programa das comemorações do Centenário do Nascimento de Eduardo Lourenço, destacada figura da cultura portuguesa, ensaísta, escritor, professor e pensador, foi apresentado no início do mês, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda. As comemorações vão decorrer a partir do dia 23 de maio (data do aniversário de Eduardo Lourenço) até maio de 2024, com ações previstas de norte a sul do país, resultado do contributo de perto de duas dezenas de entidades parceiras. O programa prevê um amplo leque de iniciativas culturais de formatos distintos.

 

A comissão coordenadora das comemorações do Centenário é constituída por António Pedro Pita e Rui Jacinto (Universidade de Coimbra), Margarida Calafate Ribeiro e Roberto Vecchi (regentes da cátedra Eduardo Lourenço da Universidade de Bolonha).

 

Coimbra é um dos municípios que integra o programa de homenagem a Eduardo Lourenço, que desde 2015 dá nome a uma das salas da Casa da Escrita, onde está depositado o espólio da biblioteca privada do escritor doado à Câmara Municipal. Sobre a antiga casa do poeta João José Cochofel – que o escritor frequentou para constituir o grupo do Novo Cancioneiro – referiu-se Eduardo Lourenço como sendo o “castelo de sonhos de toda uma geração que não aceitava a realidade só por realidade e que pensava que o mundo precisava de ser alterado, modificado, desconstruído”.

 

A Câmara Municipal está, assim, a preparar um abrangente programa no contexto comemorativo do Centenário do Nascimento de Eduardo Lourenço. As várias dimensões da programação terão uma relação assente em distintos espaços da cidade, desde logo, a Casa da Escrita, que abarcará todo o período das comemorações, dada a sua profunda relação com a vida de Eduardo Lourenço, que a visitou várias vezes nos últimos anos da sua vida. No nº 8 da Rua João Jacintho vai haver ciclos de conversas, debates e colóquios em torno da vida e obra de Eduardo Lourenço, uma exposição temática sobre o escritor e uma residência literária com base no espólio bibliográfico ali existente.

 

No ano em que se comemora também o centenário da Biblioteca Municipal de Coimbra, vão-se conjugar ambas as celebrações para trazer a público uma exposição bibliográfica sobre o autor, um ciclo de conversas e uma ação promovida no âmbito da rede de bibliotecas escolares, que vai difundir a obra do escritor no decurso do próximo ano letivo, de 2023/2024.

 

Uma exposição de artes visuais, a partir do livro de autoria de Eduardo Lourenço “O Espelho Imaginário: Pintura – Anti-Pintura – Não-Pintura”, com curadoria de José Maçãs de Carvalho, vai marcar o programa expositivo do Município para assinalar esta efeméride.

 

A edição 2023 da Feira do Livro, evento que se marcado para 23 de junho a 2 de julho, na Praça do Comércio, vai dedicar uma parte significativa da sua programação ao Centenário do Nascimento de Eduardo Lourenço, prevendo-se um espetáculo performativo e uma conferência relacionados com a obra do autor, assim como o roteiro “Eduardo Lourenço” conduzido pelos professores António Pedro Pita e Rui Jacinto.

 

No ano de 2024, o Município vai ainda implementar dois novos projetos no âmbito das comemorações do Centenário: a edição do guia turístico “Roteiro Eduardo Lourenço” e a sua implementação na oferta turística da cidade.

 

Coimbra vai ser, também, a cidade escolhida para o encerramento do programa comemorativo, em maio do próximo ano, com um espetáculo a realizar no Convento São Francisco.

 

A programação global das comemorações do Centenário do Nascimento de Eduardo Lourenço está alicerçada em quatro áreas estruturantes: Aprofundamento do Conhecimento da Obra, Ampliação do Universo de Leitores, Expansão do Legado e Territorializar um Percurso Desterritorializado. A programação do Município de Coimbra, numa lógica de alinhamento com os desígnios da celebração nacional, enquadra-se numa estratégia programática que garante a implementação do legado cultural do autor à escala do território.

 

O programa que alimenta a dispersão geográfica das comemorações do Centenário do Nascimento de Eduardo Lourenço, de maio de 2023 a maio de 2024, está em constante construção e pode ser consultado em: www.centenarioeduardolourenco.pt.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×