24 Março 2023

Escritora Genie Milgrom visitou Coimbra e prepara documentário sobre raízes judaicas

Escritora Genie Milgrom visitou Coimbra e prepara documentário sobre raízes judaicas

Coimbra recebeu, esta semana, a visita da escritora cubana Genie Milgrom, acompanhada pelo marido Michael Milgrom e pelo realizador Roberto Otero, no âmbito das filmagens de um documentário sobre a presença judaica nesta cidade. A escritora teve o acompanhamento do Gabinete de Arqueologia e da Divisão de Museologia da Câmara Municipal (CM) de Coimbra.

Genie Milgrom tem vindo a aprofundar e a divulgar o estudo da sua herança judaica sefardita. Natural de Cuba, residente em Miami, Milgrom é figura reconhecida na valorização da história dos cripto-judeus e dos cristãos-novos e tem ocupado lugares associativos de destaque, tendo produzido obras variadas. Através do estudo de vários documentos de nascimento, de casamento e de óbito conseguiu recuperar uma linhagem judaica de 24 gerações que remonta ao século XV em Portugal, identificando cerca de 30 parentes que foram julgados e sentenciados pela inquisição.

 

No seu périplo por Coimbra, Genie Milgrom foi acompanhada por elementos do Gabinete de Arqueologia e da Divisão de Museologia da CM de Coimbra, num percurso que contemplou a rua Corpo de Deus (antiga Judiaria Velha), rua Nova (onde se localizou a Judiaria Nova), Praça do Comércio (onde tiveram lugar autos da fé ao tempo da Inquisição), o Mikveh (espaço de banhos rituais de purificação judaicos) na rua Visconde da Luz e o Pátio da Inquisição (onde está patente  exposição a “Judeus de Coimbra | da tolerância à perseguição | memórias e materialidades”).

 

A visita de Genie Milgrom a Coimbra constitui o final de uma rota que tem vindo a percorrer por vários países e no reconhecimento dos locais que albergaram os seus antepassados, prevendo-se que o documentário, após todo o processo de edição, possa estar pronto antes do final deste ano.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×