21 Março 2023

Miguel Fonseca apresenta Coimbra como smart city em conferência sobre sustentabilidade

Miguel Fonseca apresenta Coimbra como smart city em conferência sobre sustentabilidade

O vereador da Economia da Câmara Municipal de Coimbra participou na quarta edição da Conferência Anual de Sustentabilidade promovida pela IPBN (Ireland Portugal Business Network), que decorreu na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, em Lisboa, na passada sexta-feira, 17 de março, dia em que se assinalou o St. Patrick’s Day, data muito relevante na cultura irlandesa.

Miguel Fonseca interveio num painel sobre Smart Cities, moderado por Susan Cabeceiras, no qual participaram também Carlos Mouta, vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e Finnbar Howell, diretor técnico da KRA Renewables (Irlanda).

 

O vereador apresentou os projetos dinamizados pelo Município através do #CoimbraCityLab, iniciativa que favorece o ecossistema de inovação, permitindo que ideias inovadoras e sustentáveis de base tecnológica possam ser testadas em ambiente real. Deu ainda conta que Coimbra integra a The Things Network Coimbra (TTN Coimbra), que possibilita a utilização da tecnologia LoRaWAN, em praticamente todo o concelho, bem como de hotspots de rede Wi-fi municipal, gratuita e aberta a todos os cidadãos.

 

Além disso, Miguel Fonseca teve a oportunidade de expor alguns projetos em curso no concelho, por iniciativa da Câmara Municipal, e que fazem com que Coimbra se torne cada vez mais uma verdadeira smart city. Foram apresentados exemplos de projetos na área da Iluminação eficiente e inteligente, semáforos inteligentes, controlo de acesso automóvel a zonas históricas e mobilidade e transportes.

 

“Coimbra é uma cidade tecnologicamente interconectada, com parceiros importantes, como o Instituto Pedro Nunes, a Universidade de Coimbra, o Instituto Politécnico de Coimbra, entre outros. Tem um ecossistema de inovação empresarial dificilmente superado por outras cidades da sua dimensão, o que lhe permite estar na dianteira do processo de smartização das cidades”, afirmou o vereador, sublinhando que essa smartização “não se limita à vertente digital, mas que se estende a todas as soluções que permitam otimizar os recursos e a eficiência dos serviços urbanos, e assim promover o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos”.

 

O evento contou com as presenças do embaixador da Irlanda em Portugal, Ralph Victory, do ministro irlandês do Comércio e do Emprego, Neale Richmond, e de diversos parceiros executivos da IPBN.

 

No dia anterior, 16 de março, Miguel Fonseca representou o Município de Coimbra numa receção promovida pela Embaixada da Irlanda que teve lugar no Museu Nacional da História Natural e da Ciência, em Lisboa.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×