“Construir Mundos Acessíveis”, que se realiza na próxima quarta-feira, no Terreiro da Erva, das 14h30 às 17h00, vai contar com a participação do Município de Coimbra, através do Grupo de Trabalho (GT) dos Migrantes e Refugiados (Rede Social de Coimbra Município de Coimbra), dos agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, da União de Freguesias de Coimbra, das entidades/membros do GT dos Migrantes e Refugiados e dos parceiros do Conselho Local de Ação Social de Coimbra. Esta iniciativa vai permitir a “construção” de um mural amovível de um quadro de referências através de elementos das várias culturas e países. A par desta ação, vai decorrer também a sessão “Criar e Brincar pelo Mundo”, que consiste em atividades plásticas relacionadas com o país que os participantes escolherem e, posterior, participação em jogos sobre os diferentes países, com a participação institucional da Cruz Vermelha Portuguesa-Delegação de Coimbra.
A CM de Coimbra associa-se, assim, à Semana da Interculturalidade, através do convite da Rede Europeia Anti Pobreza, que conta ainda com um programa até 16 de abril de 2023. Importa referir que a comemoração da Semana da Interculturalidade conta com o apoio e a parceria do Alto Comissariado para as Migrações e da Organização Internacional para as Migrações.
Uma vez que apostar na interculturalidade significa também reconhecer e combater a discriminação e a exclusão social que podem surgir quando as diferenças culturais não são respeitadas, a CM de Coimbra tem trabalhado na promoção de políticas públicas que valorizem a diversidade cultural, como é prova, entre outros exemplos, das várias iniciativas de acolhimento a refugiados ucranianos.