Com o objetivo de fazer o balanço do Balcão Único do Prédio (BUPi) e de reconhecer publicamente os principais interlocutores e impulsionadores, nomeadamente Municípios/Comunidades Intermunicipais (CIM) e técnicos habilitados BUPi, que mais se destacaram e contribuíram para o sucesso do projeto, no âmbito da expansão do cadastro simplificado e do Balcão Único do Prédio, em diversas áreas, durante o ano de 2022, a Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado procedeu à entrega dos Prémios BUPi 2022, no âmbito do evento “Mapear o Futuro”, que teve lugar ontem, dia 26 de abril, na Batalha.
De acordo com o balanço efetuado pela coordenadora da Estrutura de Missão para a Expansão do Cadastro Simplificado, Carla Mendonça, o BUPi já permitiu superar 1,3 milhões de propriedades georreferenciadas, conhecer 68% do território e identificar cerca de 20% das matrizes. Atualmente, fazem parte do BUPi 144 municípios de um universo de 153 possíveis das regiões norte e centro de Portugal que poderiam aderir. Recorde-se que Coimbra abriu o seu primeiro balcão de atendimento denominado “Espaço BUPi”, na Praça 8 de Maio, em julho de 2021.
Relativamente aos Prémios BUPi 2022, foram submetidas 92 candidaturas por 47 municípios e três CIM aos “Prémios BUPi 2022”, tendo em conta dez categorias (Produtividade; Cidadão Primeiro; Proximidade; Boas Práticas de Atendimento; Sistemas de Informação Geográfica; Inovação; Comunicação; Ambiente; Impacto e Grande Prémio BUPi).
A CM de Coimbra conquistou três importantes distinções que foram recebidas pela vereadora com o pelouro Cadastro Municipal, Solos e Informação Geográfica, Ana Bastos. Na categoria “Comunicação”, a autarquia arrecadou o primeiro prémio com a campanha “Faça como o Sr. João!”, uma banda desenhada (BD) executada com meios próprios do Município, com uma mensagem divertida, que incentivava à sua leitura e que ajudava a desmistificar a “complexidade” do BUPi.
Na categoria “Boas Práticas de Atendimento”, a CM de Coimbra também conquistou o primeiro lugar, tendo em conta as boas práticas implementadas pelo Município quanto à metodologia e fluxo de atendimento ao cidadão.
Já na categoria “Cidadão Primeiro”, que pretendia reconhecer o município que georreferenciou mais matrizes pertencentes à área geográfica de outros municípios, a CM de Coimbra conquistou o segundo lugar, uma vez que procedeu à Representação Gráfica Georreferenciada (RGGs) de 1.895 prédios na área geográfica de outros municípios.
Do programa do evento “Mapear o Futuro”, que com a participação de vários ministros e em que estiveram presentes mais de 500 participantes, destaque para o painel “Que territórios para o futuro?”, com a participação da chefe da Divisão de Informação Geográfica e Cadastral da CM de Coimbra e coordenadora do BUPi Coimbra, Virgínia Manta.