28 Abril 2023

CM de Coimbra promove 5 visitas guiadas ao património da cidade durante o mês de maio

CM de Coimbra promove 5 visitas guiadas ao património da cidade durante o mês de maio

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra organiza, durante o mês de maio, cinco visitas guiadas ao património edificado, natural e imaterial da cidade. “Azulejos do Século XX – Abel Manta”, “Rio Mondego: Evolução Urbana e Zona Ribeirinha”, “Reviver o Património da Baixa”, “Coimbra da Inquisição à República” e “Coimbra Literária” são os itinerários propostos para este mês. A participação nas visitas guiadas é gratuita, mas requer inscrição prévia através do telefone 239702630, do email roteirosdecoimbra@cm-coimbra.pt ou, presencialmente, na Casa Municipal da Cultura (rua Pedro Monteiro).

O programa de visitas guiadas promovido pela CM de Coimbra para o mês de maio convida a conhecer zonas emblemáticas da cidade, focando-se no património da Baixa e na importância do rio Mondego no contexto da evolução urbana. Entre as opções apresentadas, os participantes poderão ainda percorrer os locais da cidade que evocam grandes nomes da literatura portuguesa e que, com a sua marca, contribuíram para engrandecer o nome da cidade. O património azulejar (existente no edifício da Associação Académica de Coimbra) é outro dos temas abordados, estando também incluída na programação uma visita que contextualiza, através de aspetos histórico-artísticos, espaços da cidade ligados à Inquisição.

 

O programa começa no dia 9 de maio, às 15h00, com o tema “Azulejos do Século XX – Abel Manta”. Trata-se de uma visita guiada ao património azulejar existente no edifício da Associação Académica de Coimbra, da autoria de Abel Manta, focando aspetos históricos e artísticos desta arte decorativa. O ponto de encontro é no posto municipal de turismo da Praça da República. Já no dia 11 de maio, às 15h00, a visita guiada centra-se no rio Mondego e o objetivo passa por dar a conhecer a margem esquerda da cidade, explorando a importância do Mondego ao longo da história, bem como o de algumas edificações, aludindo às tradições e vivências citadinas, que contribuem para a promoção da identidade histórico-cultural de Coimbra. O ponto de encontro é nas escadas do Convento São Francisco.

 

O património da Baixa vai ser o tema da visita prevista para 16 de maio, às 15h00, numa descoberta pelas ruas do centro histórico, realçando a importância do património e na evolução deste espaço citadino no limiar do séc. XX. O ponto de encontro é no átrio da CM de Coimbra. “Coimbra da Inquisição à República” é o tema da visita que se segue, marcada para o dia 25 de maio, às 15h00. O objetivo passa por contextualizar, através de aspetos histórico-artísticos, espaços da cidade ligados à Inquisição e suas ações, até à implantação da República. O ponto de encontro é no Pátio da Inquisição.

 

Por último, no dia 30 de maio, às 15h00, parte-se à descoberta de “Coimbra Literária”, por espaços (exteriores) que remetem para a vida e obra de grandes autores da literatura portuguesa que estudaram, viveram e/ou trabalharam em Coimbra. Ao longo deste percurso vão ser focadas as respetivas biografias e obras literárias, bem como alguns aspetos histórico-artísticos dos diferentes locais. Durante o itinerário, vai ser lidos excertos de obras, bem como testemunhos de contemporâneos, onde são feitas referências a Coimbra e aos respetivos escritores. O ponto de encontro é na Praça D. Dinis.

 

Estas visitas temáticas são dirigidas ao público em geral e acolhem um mínimo de seis e um máximo de 25 participantes. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia através do telefone 239702630, do email roteirosdecoimbra@cm-coimbra.pt ou, presencialmente, na Casa Municipal da Cultura (rua Pedro Monteiro). Serão consideradas apenas as inscrições até às 15h00 do último dia útil antes da data da realização das visitas.

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×