20 Abril 2023

CM de Coimbra testa soluções eficientes de iluminação na Quinta de S. Jerónimo

CM de Coimbra testa soluções eficientes de iluminação na Quinta de S. Jerónimo

No âmbito do projeto “FlexIP”, uma solução de iluminação pública LED que a Câmara Municipal (CM) de Coimbra está a implementar com a E-Redes na Quinta de S. Jerónimo e na Baixa da cidade, vão realizar-se, hoje, dia 20 de abril, testes na Quinta de S. Jerónimo para medir se os valores obtidos com a redução da iluminação em dois patamares se enquadram nas normas europeias. Simultaneamente, na Baixa, na rua do Moreno, vão introduzir-se multisensores de movimento, para gerir a intensidade da iluminação.

As alterações na iluminação na Quinta de S. Jerónimo vão decorrer a partir das 20h50 de hoje, dia 20 de abril, com uma redução de 25%, posteriormente, às 21h35, vai reduzir-se mais 25%, de modo a testar uma redução efetiva de 50%, sendo que a partir das 22h20 será restabelecida a normalidade. Este procedimento visa tornar o sistema de iluminação mais eficiente, sem comprometer a segurança e o conforto dos moradores e utentes da zona. Nesse sentido, a CM de Coimbra vai envolver a Associação de Moradores nesta iniciativa. Simultaneamente, na Baixa, na rua do Moreno, vão introduzir-se multisensores de movimento, para gerir a intensidade da iluminação.

 

Estes testes inserem-se no projeto “FlexIP”, que está a servir de base para a tese de Mestrado “Coimbra Smart City Through a Public Lighting Network”, denotando, mais uma vez, como o Município se articula com as instituições de ensino superior em prol do desenvolvimento da cidade. O projeto “FlexIP” torna a iluminação pública mais eficiente e reduz os consumos elétricos e custos com energia na ordem dos 70 por cento. Com este piloto cria-se uma rede inteligente, em zonas específicas que, a par com outros projetos em curso, reforçam Coimbra como um laboratório vivo de experimentação, introduzem soluções de gestão inteligente e sustentável, como sensores para “rega inteligente”, contagem de veículos, temperatura, humidade, medição de CO2 e de partículas.

 

As novas luminárias – já foram substituídas 170 na Quinta de S. Jerónimo e 100 na Baixa – têm um sistema (“cut off”) que permite rentabilizar o funcionamento, emitindo luz somente para onde ela é necessária, ou seja, para o pavimento e não para os edifícios. As luminárias são, também, dotadas de um sistema de controlo (ponto-a-ponto) que permite comandar cada luminária individualmente. Ao que acresce ainda o facto de a tecnologia LED ser radicalmente menos poluidora do ponto de vista luminotécnico relativamente à anterior tecnologia de vapor de sódio de alta pressão.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×