“No próximo ano comemoram-se os 50 anos do 25 de Abril de 1974, que justificam uma elaborada preparação”, começou por referir o presidente da CM de Coimbra. “À semelhança do que acontece a nível nacional, iremos criar uma Comissão Municipal para trabalhar a celebração condigna do 50º aniversário do 25 de Abril, para cantar e refletir o 25 e o 26 de Abril, aberta a todos os contributos que a sociedade civil, política e não política, e o tecido associativo entendam propor, participar e organizar”, explicou José Manuel Silva, durante o discurso que encerrou a sessão solene municipal evocativa dos 49 anos da revolução.
Antes de José Manuel Silva, tomou a palavra o presidente da Assembleia Municipal de Coimbra, Luís Marinho, tendo-se seguido os vários representantes das forças políticas representadas na Assembleia Municipal: José Manuel Ferreira da Silva (PS), Carlos Figueiredo (PSD), Manuel Rocha (CDU), Carlos Nunes da Silva (Nós cidadãos), Hugo Oliveira (CDS-PP) e Graça Simões (CpC).
O programa começou às 10h00 com um desfile inédito das filarmónicas Adriano Soares e União Taveirense pelas ruas da Baixa de Coimbra. A Filarmónica Adriano Soares iniciou o seu percurso no Largo da Portagem, passou pelas ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz até chegar à Praça 8 de Maio, interpretando seis temas ao longo do percurso. Já a Filarmónica União Taveirense iniciou o seu percurso do lado oposto, junto ao Palácio da Justiça, passando pela rua da Sofia e acabando igualmente na Praça 8 de Maio, interpretando também um total de seis temas. As duas filarmónicas juntaram-se, depois, em frente ao edifício da Câmara Municipal de Coimbra para interpretarem o hino nacional, no momento do hastear da bandeira.
Na mesma cerimónia, teve ainda lugar a entrega do Prémio de Fotografia Varela Pècurto, com a presença do homenageado. A vereadora Ana Cortez Vaz, que presidiu ao júri, fez a apresentação do prémio. Recorde-se que, na reunião do Executivo de dia 27 de março, a CM de Coimbra homologou o resultado e as atas da primeira edição do Prémio de Fotografia Varela Pècurto. Da apreciação do júri, onde se incluiu o fotógrafo e homenageado Varela Pècurto, para além dos três prémios definidos no Regulamento, e face à “elevada qualidade das imagens”, foram atribuídas duas menções honrosas ex aequo.
Lista de vencedores:
➜ 1º Prémio: “PONTE PEDONAL”, assinado sob pseudónimo AZAHAR, autoria de Miguel Augusto Meneses Mesquita
➜ 2º Prémio: “VOLTAR ÀS RUAS”, assinado sob pseudónimo CAROL, autoria de Ana Carolina Lopes Correia Santiago
➜ 3º Prémio: “NEVOEIRO NA CIDADE”, assinado sob pseudónimo REWIND, autoria de Nuno Miguel da Costa Pinheiro Meneses Mesquita
➜ Menção Honrosa: “RUA COUTINHOS E LARGO DA SÉ VIGIADOS PELA TORRE”, assinado sob pseudónimo ANJO BARBUDO, autoria de Hugo Jorge Pires Ferreira
➜ Menção Honrosa: “MULTIVIAS”, assinado sob pseudónimo CANEIREIRO, autoria de João Paulo dos Reis Simões