MATE | Música, Artes, Tecnologia e Educação é fruto da cooperação entre quatro parceiros provenientes de três países, inaugurando, em 2023, um projeto de dimensão europeia e espírito global, desenhado para fomentar o interconhecimento, capacitação, tutoria e estabelecimento de negócios no âmbito das Indústrias Culturais e Criativas (ICC), com especial ênfase para o subsetor da Música.
Tendo a música como foco principal, pretende ser um encontro internacional de profissionais, criativos, empreendedores, artistas, marcas e serviços, das ICC, sendo-lhe transversal e intrínseca a inclusão, a diversidade e a igualdade de género, a preservação do ambiente e a sensibilização para as alterações climáticas.
O MATE Europe possui uma dinâmica própria, através de várias iniciativas como a troca de experiências, contactos, informações e o estabelecimento de sinergias entre os vários agentes das indústrias culturais e criativas europeias, nomeadamente, os países parceiros deste projeto: Portugal (Coimbra), Espanha (Galiza) e Grécia (Tessalónica).
Esta dinâmica pretende provocar e estimular reflexões, apresentar e desenvolver projetos inovadores, propiciar o diálogo, as visões e experiências nas indústrias culturais e criativas, principalmente no subsetor da Música. Desta dinâmica, espera-se fazer emergir uma rede e uma plataforma de novas oportunidades de negócio para aqueles que pretendam comprar, vender, conceber e promover o seu projeto, negócio ou empreendimento na área da música.
O MATE Europe, cofinanciado pelo Programa Europa Criativa, é liderado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, uma entidade de natureza associativa de âmbito territorial da qual fazem parte 19 municípios, entre eles Coimbra, e tem como parceiros o Jazz ao Centro Clube (Coimbra, Portugal), e as empresas Nordesía (Santiago de Compostela, Espanha) e Principal Pro (Tessalónica, Grécia).