10 Abril 2023

“Montra das Artes & Ofícios” promove saberes ancestrais da região na Baixa de Coimbra já no próximo domingo

“Montra das Artes & Ofícios” promove saberes ancestrais da região na Baixa de Coimbra já no próximo domingo

Os produtos, as artes e os ofícios, o trabalho de autor, os usos e os costumes tradicionais, as artes visuais, as novas criações e as manifestações espontâneas da cultura popular vão ganhar centralidade no coração da cidade, transformando o espaço público numa autêntica “montra” ao ar livre, que convida visitantes e turistas a descobrir o património através da arte de criar objetos. A primeira edição da nova iniciativa municipal, intitulada “Montra das Artes & Ofícios”, acontece já no próximo domingo, dia 16 de abril, e vai decorrer todos os terceiros domingos, entre os meses de abril e de dezembro, no eixo pedonal que liga o Largo da Portagem à Rua Visconde da Luz, entre as 09h00 e as 19h00.

É já no próximo domingo, dia 16 de abril, que se realiza a primeira “Montra das Artes & Ofícios”, na Baixa de Coimbra, a partir das 09h00. Com esta iniciativa, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra, em parceria com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), a CoimbraMaisFuturo e o Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE), pretende dar continuidade à estratégia cultural de divulgação, de promoção e de salvaguarda do património cultural material e imaterial de Coimbra e da região, nas suas diferentes práticas e expressões artísticas.

 

Áreas tradicionais como a cestaria, a cerâmica, a tecelagem de Almalaguês, o trabalho em elementos vegetais (esteiraria de Arzila), a construção de instrumentos musicais de raiz coimbrã, entre outros, vão estar em destaque neste evento, que vai cruzar a tradição com a contemporaneidade na criação de produtos originais, através de novos criadores e de artistas, com recurso a diversificadas técnicas e matérias-primas.

 

Aliado ao amplo universo das artes e ofícios, o trabalho ao vivo, com demonstração das várias fases de produção de uma peça artesanal, com assinatura em nome próprio, constitui outro dos destaques desta iniciativa.

 

A decorrer numa das principais artérias da cidade, a “Montra das Artes & Ofícios” dinamiza a animação em espaço público de elevado interesse patrimonial e histórico, lançando o convite para a visita de cidadãos (locais e turistas) à Baixa da cidade, desde abril até dezembro (aos terceiros domingos do mês), entre as 09h00 e as 19h00.

 

O evento dirige-se a artesãos, artistas, empresários (a título individual ou coletivo), associações e instituições particulares de solidariedade social (IPSS) que desenvolvam projetos na área das atividades artesanais e artísticas. A participação na iniciativa requer um processo de inscrição, gerido pelo Município de Coimbra.

 

Calendário das próximas edições: 21 de maio; 18 de junho; 16 de julho; 20 de agosto; 17 de setembro; 15 de outubro; 19 de novembro; 17 de dezembro.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×