“Je Cours Pour La Culture” é uma iniciativa de cariz internacional, organizada pelo violoncelista francês Gauthier Herrmann, que nasceu durante a pandemia, com o intuito de reforçar a cultura e os laços sociais em tempos de Covid-19. A iniciativa engloba, pois, várias dimensões da vida humana, que passam pela música, desporto, natureza, saúde, superação e convívio. “Je Cours Pour La Culture” é mais do que uma corrida, tendo também uma forte componente desportiva, cultural e social.
Esta é a terceira edição da iniciativa e prevê que músicos de prestígio internacional se encontrem com diferentes públicos e, com eles, vivenciem momentos inesquecíveis, levando a música a diferentes partes de França e Portugal. “Je Cours Pour La Culture” vai passar por Portugal entre 23 e 29 de abril. A corrida por terras lusas, tem início em Lisboa e términus em Bragança, estando prevista a passagem por Coimbra no dia 26 de abril, com paragem marcada às 19h00, no átrio da CM de Coimbra, onde vai decorrer um concerto do violinista Gauthier Herrmann e o pianista Emmanuel Christien, com entrada gratuita.
Esta iniciativa realça a importância da música e o papel da arte e da cultura no diálogo e aproximação entre os povos. Este concerto representa, pois, uma oportunidade única dos conimbricenses e visitantes da cidade assistirem, gratuitamente, a um momento musical de elevada qualidade artística, protagonizado por prestigiados músicos internacionais.