20 Abril 2023

Prémios “Há Poesia na Escola” foram entregues na Casa Municipal da Cultura

Prémios “Há Poesia na Escola” foram entregues na Casa Municipal da Cultura

Os prémios da 14º edição do concurso “Há Poesia na Escola”, promovido pela Biblioteca Municipal de Coimbra, decorreu ontem, dia 19 de abril, após a visita à exposição “Coimbra no Caminho dos Escritores”, que reúne trabalhos de pintura e de expressão plástica de alunos das escolas da Rede de Biblioteca de Coimbra. Maria Filipe Lourosa foi a vencedora no escalão do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), Beatriz Teixeira venceu no 2º CEB, Francisca Rendilho Costa Sousa recebeu o primeiro prémio no 3º CEB, Maria Ana Almeida Monteiro nas escolas secundárias e, por último, Diana Filipa Simões Ferreira nos cursos profissionais.

A entrega de prémios do concurso “Há Poesia na Escola” decorreu, ontem à tarde, na Casa Municipal da Cultura, depois dos vencedores terem sido conhecidos no passado dia 21 de março, com a presença do vereador com o pelouro das Bibliotecas, Francisco Queirós. Os certificados foram entregues e foram também lidos os poemas vencedores pelos próprios autores ou por elementos da Cooperativa Bonifrates.

 

A entrega de prémios decorreu após a visita à exposição “Coimbra no Caminho dos Escritores”, que reúne trabalhos de pintura e de expressão plástica dos alunos das escolas da Rede de Biblioteca de Coimbra que aceitaram o desafio da Biblioteca Municipal, no âmbito do trabalho colaborativo BMC/RBE, integrado no plano Coimbra a Ler+. A exposição está patente na Galeria Pinho Dinis, na Casa Municipal da Cultura, até 28 de abril.

 

A edição deste ano de “Há Poesia na Escola” teve como mote “Ler para a Paz e Harmonia Globais”. Ao desafio lançado, responderam crianças de vários estabelecimentos de ensino e dos diversos níveis de escolaridade. Foram recebidos 10 trabalhos do 1º CEB, nove do 2º CEB, 10 trabalhos do 3º CEB, cinco do ensino secundário e um trabalho dos cursos profissionais.

 

No 1º escalão, nas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, o primeiro lugar foi para Maria Filipe Lourosa, do 4.º ano do Centro Escolar (CE) Solum Sul, do Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro. O segundo, para Mariana Santos, do 4.º ano do CE Quinta das Flores, do Agrupamento de Escolas Coimbra Sul, e o terceiro para Amora Bastos, do 4.º ano do CE Norton de Matos, do Agrupamento de Escolas Coimbra Sul.

 

Já no 2.º escalão, nas escolas do 2.º Ciclo do Ensino Básico, a vencedora foi Beatriz Teixeira, do 5.º ano da EB2/3 Maria Alice Gouveia, do Agrupamento de Escolas Coimbra Sul, em segundo lugar ficou Ana Cruz, do 6.º ano da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, e em terceiro Ariana Azevedo, do 6.º ano da EB2/3 Eugénio de Castro, do Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro.

 

Nas escolas do 3. Ciclo do Ensino Básico, 3.º escalão, o primeiro lugar foi para Francisca Rendilho Costa Sousa, do 8.º ano da EB2/3 Inês de Castro, do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste, o segundo para João Manuel Saraiva Martinho, do 7.º ano da EB2/3 Maria Alice Gouveia, do Agrupamento de Escolas Coimbra Sul, e o terceiro para Vera Simões, do 9.º ano da Escola Secundária D. Duarte, do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste.

 

No 4.º escalão, nas escolas Secundárias, a vencedora foi Maria Ana Almeida Monteiro, do 12.º ano da Escola Secundária José Falcão, em segundo ficou João de Moura Estevão Néspoli, também do 12.º da Escola Secundária José Falcão, e em terceiro Leandro Morais, do 11.º ano da Escola Secundária D. Duarte, do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste.

 

O 5.º escalão, para cursos de Educação e Formação de Adultos, a vencedora (e única participante) foi Diana Filipa Simões Ferreira, da Escola Secundária Avelar Brotero.

 

O júri foi composto pelo poeta João Rasteiro, pela representante da Divisão de Educação e Saúde da Câmara Municipal, Maria Adelaide Rodrigues, e pela chefe da Divisão das Bibliotecas e Arquivo Histórico Municipal, Dina de Sousa, que, de um modo global, consideraram que os trabalhos apresentados revelaram uma interessante maturidade de pensamento, assim como uma criativa abordagem do tema proposto.

 

 

 

 

 

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×