3 Maio 2023

Câmara de Coimbra participou em dois encontros internacionais sobre neutralidade climática

Câmara de Coimbra participou em dois encontros internacionais sobre neutralidade climática

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra participou, durante o mês de abril, em dois encontros internacionais da área do ambiente. A autarquia marcou presença, no dia 18 de abril, na Missão Espanha-Portugal, uma reunião com o horizonte na neutralidade climática 2030 que decorreu Valladolid. Já nos dias 25 e 26 de abril, a autarquia esteve presente em Viena, Áustria, no encontro do projeto LIFE – Own Your SECAP, onde se abordaram estratégias para a transição energética.

Em Espanha, Coimbra abriu o encontro com a intervenção técnica inaugural, numa reunião realizada no âmbito da Rede CENCYL, que a CM de Coimbra integra. A iniciativa foi organizada pelo ayuntamiento de Valladolid e foi desenvolvida no quadro do projeto “Rede de Cidades Verdes”, financiado pelo POCTEP/INTERREG, no qual Coimbra conseguiu reentrar após ter estado ausente nos últimos oito anos. A iniciativa contou com a participação da União Europeia, através da Missão 100 cidades e da rede NETZEROCities e, ainda, da plataforma espanhola Cities2030. Todas estas plataformas e redes prestam assistência técnica, jurídica e a sinalizam oportunidades de financiamento no domínio das alterações climáticas e descarbonização.

 

Já na Áustria, a CM de Coimbra participou no segundo encontro do projeto LIFE – Own Your SECAP, que tem como parceiro nacional o Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra. O objetivo do projeto passa por envolver os municípios aderentes no desenvolvimento ou atualização dos seus Planos de Ação de Energia Sustentável e Clima (SECAPs) com metas ambiciosas de neutralidade climática em 2050, com a implementação de medidas que tenham duplo efeito (mitigação e adaptação) e triplo (mitigação, adaptação e pobreza energética).

 

No primeiro dia, os parceiros fizeram apresentações sobre o progresso das diferentes tarefas do projeto, enquanto os representantes dos diversos municípios associados visitaram vários locais da cidade com enquadramento no tema da transição energética, na presença de um arquiteto e palestrante do Universidade de Viena. Já no segundo dia, decorreram vários workshops sobre mitigação climática e adaptação climática.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×