29 Maio 2023

Casa da Escrita acolhe curso “Camoniando na Poesia e na Arte – um percurso português pelos séculos XX e XXI”

Casa da Escrita acolhe curso “Camoniando na Poesia e na Arte – um percurso português pelos séculos XX e XXI”

A Casa da Escrita acolhe, durante o mês de junho, o curso “Camoniando na Poesia e na Arte – um percurso português pelos séculos XX e XXI”, iniciativa que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal (CM) de Coimbra e o Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos da Universidade de Coimbra (UC). A primeira sessão do curso, de entrada gratuita mas sujeita a inscrição, decorre já na próxima quinta-feira, dia 1 de junho, às 17h30.

Ministrado por Maria Bochicchio, investigadora e coordenadora da linha de investigação “Poética e Retórica” do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos da UC, o curso tem uma duração de dez horas (divididas em cinco sessões, ao longo de cinco semanas), decorrendo a 1 (quinta-feira), a 9 (sexta-feira), a 16 (sexta-feira), a 22 (quinta-feira) e a 29 de junho (quinta-feira), sempre às 17h30, na Casa da Escrita.

 

A primeira sessão decorre já na próxima quinta-feira, dia 1 de junho, sob o tema: “Camões e a novíssima poesia portuguesa do século XXI”. Dirigido a estudantes, professores, investigadores e a toda a comunidade interessada em explorar a presença da obra camoniana na poesia e na arte portuguesa dos séculos XX e XXI, a frequência do curso é gratuita (com limitação de vagas) e confere certificado de presença aos participantes. Os interessados em participar devem inscrever-se via e-mail para o endereço: dct@cm-coimbra.pt.

 

A iniciativa, que incide sobre a obra do maior poeta português de todos os tempos, constitui uma rara oportunidade de os participantes aprimorarem os seus conhecimentos, bem como expandirem o seu repertório cultural, através do cruzamento das narrativas camonianas com as de outros nomes da literatura e a arte portuguesa contemporânea. Durante o curso vão ser abordados temas relevantes sobre a presença de Camões na literatura e na arte portuguesa contemporânea. Entre os autores objeto de atenção estão, também, aqueles cujo centenário de nascimento se celebra no ano em curso, como é o caso de Natália Correia e Eugénio de Andrade.

 

 A última conferência vai proferida por José Carlos Seabra Pereira, um dos maiores especialistas em Camões e em literatura portuguesa, integrado no Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos da UC.

 

As próximas conferências, sempre às 17h30, na Casa da Escrita, vão incidir sobre as seguintes temáticas:

Dia 9 de junho: “Receção Camoniana nas Artes Plásticas do século XXI”

Dia 16 de junho: “Camões e a Poesia Portuguesa do século XX”

Dia 22 de junho: “Receção Camoniana na Poesia de Eugénio de Andrade”

Dia 29 de junho: “Receção Camoniana na Poesia de Natália Correia”

 

A inscrição é gratuita, com lotação limitada.

Anexos

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×